Noticias Destaque

publicado 17/06/2016 09h10, última modificação 09/10/2018 12h56

Governo lança campanha de valorização e cidadania das mulheres paraibanas

publicado: 06/03/2017 08h08, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, lançará, nesta segunda-feira (6), a campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres...

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, lançará, nesta segunda-feira (6), a campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres, temos vozes e temos vez”. O evento está previsto para as 10h, no Palácio da Redenção, quando será lançado o calendário de ações do Mês de Março, com mais de 40 atividades, desde a área de Educação até Saúde, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

A campanha virtual estreia em mais de 40 portais de comunicação e terá peças virtuais para internet e um spot de rádio que será veiculado em emissoras do interior do Estado. “O conceito da campanha é a valorização de todas as mulheres paraibanas com olhar voltado para diversidade regional, do Litoral ao Sertão, valorizando a potencialidade das comunidades locais, a exemplo das mulheres quilombolas, produtoras rurais, artesãs e profissionais de diversas áreas”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

No evento também serão entregues material de comunicação para Gestão de Políticas Públicas para as Mulheres – banner, caderno de textos, faixas, placas de sinalização e cartazes – para gestoras de 40 municípios que assinaram Termo de Compromisso com o Governo do Estado para a implantação de órgãos de políticas públicas específicas para mulheres e igualdade de gênero. No final de março, serão entregues equipamentos e mobiliários aos 40 municípios.

As gestoras também receberão um kit digital da campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres, temos vozes e temos vez” para adaptarem e utilizarem nos seus contextos locais. “O Governo do Estado atingiu a meta de ampliação em 200% de municípios que estão executando políticas públicas para mulheres. Saiu de 16 municípios em 2011 para 48 cidades em 2016. O Governo do Estado continuará incentivando a adesão das prefeituras em 100%”, explica a secretária.

Saúde – Como estratégia de política púbica na área de saúde da mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, fará parceria com o projeto Caravana Círculo do Coração e oferecerá obstetras para atender mulheres grávidas com foco na promoção da saúde materna e redução dos índices de mortalidade materna no Estado. Em 2016, o número de morte materna chegou a 43. Em 2015 foram registrados 32 mortes de mulheres.

Na área de Educação, serão lançadas duas cartilhas educativas para professores e alunos com temas sobre o enfretamento da violência contra mulheres. De 13 a 17 de março, um total de 760 escolas estaduais do Estado realizará atividades pedagógicas utilizando as cartilhas mobilizando a rede estadual de educação. As cartilhas serão na escola cidadã Heliton Santana, no município de Santa Rita, quando será apresentada a campanha Quem Ama Abraça, do Instituto Avon.

As 13 unidades de Delegacias Especializadas das Mulheres realizarão intervenções de ruas, com panfletagem e alerta sobre a importância de denunciar casos de violência, enquanto o programa Mulher Protegida fará entrega dos dispositivos móveis. Em 2016, houve redução de 14,2% de homicídios de mulheres em relação a 2015 e uma redução acumulada de 34% desde 2011.

Ricardo visita obras de recepção das águas do Rio São Francisco na Paraíba.

publicado: 06/03/2017 08h00, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho vistoriou, nesta sexta-feira (3), algumas obras que integram o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco...

O governador Ricardo Coutinho vistoriou, nesta sexta-feira (3), algumas obras que integram o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, maior ação de infraestrutura hídrica do país. Inicialmente, ele visitou a Estação de Bombeamento (EBV-6), em Sertânia, no estado de Pernambuco, que já recebe as águas do São Francisco. Em seguida, foi até a cidade de Monteiro, onde visitou o açude São José e por fim, vistoriou a Barragem de Camalaú, onde um canal está sendo feito para facilitar a passagem das águas.  O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, auxiliares do Governo, deputados estaduais e lideranças da região também participaram da visita às obras.

Na ocasião, Ricardo Coutinho comentou que o desejo de todos é ver as águas do São Francisco chegando e resolvendo o problema da falta de água na região. Para o governador, a transposição é uma obra estruturante e que vai modificar o perfil do semiárido nordestino. “Na semana que vem, as águas chegam à Paraíba, primeiro em Monteiro e região e depois em Boqueirão, normalizando o abastecimento de toda aquela região. Em seguida, a água desce pra Acauã e vai chegar até o norte do Estado, portanto, a Paraíba vai ter daqui a uns anos uma redenção do semiárido, com uma nova porta aberta para o desenvolvimento. Fizemos nossa parte e está tudo dentro do esperado. A maior parte dos investimentos é na distribuição das águas. Temos uma vasta rede de adutoras. É importante dizer que a adutora Camalaú/São João do Tigre/Zabelê e a de Boqueirão/Barra de São Miguel/Riacho de Santo Antônio/Alcantil são obras do PAC estiagem e serão retomadas. Foram oito obras do PAC e a Paraíba foi o único Estado que cumpriu todas as obras, seis já estão prontas e duas estão em andamento”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, disse que a chegada das águas do São Francisco será a realização do sonho da população que sofre com a seca. “Muitos não acreditavam, mas agora estão vendo que a Paraíba será beneficiada com as águas do Rio São Francisco. A Assembleia tem procurado dar todo o apoio possível, votando as matérias com agilidade para que o ritmo de obras pela Paraíba continue. Só na área hídrica foram mais de 1.100 km de adutoras que o Governo do Estado investiu, contribuindo assim para que a transposição se torne uma realidade nas casas dos moradores”, observou.

Já o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, lembrou que o Governo do Estado executa um conjunto de obras complementares à transposição que somam cerca de R$ 1,4 bilhão. “Esperamos que toda essa estrutura hídrica esteja pronta até o final do ano, com exceção da etapa final do canal Acauã-Araçagi, que só ficará pronto no próximo ano. São cerca de R$ 1,4 bilhão investidos na segurança hídrica, são obras desde esgotamento sanitário, implantação de um grande programa de adutoras, em torno de 1.127 km de adutoras, dos quais 580 km estão associados à transposição. E são estas obras que vão permitir que as águas cheguem às residências da população”, pontuou.

Aproximadamente 96% do Projeto de Integração do Rio São Francisco está concluído. Em torno de 5,6 mil trabalhadores atuam, nesta reta final, nos dois eixos de transferência de água (Norte e Leste). São mais de 2,3 mil máquinas em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento. O projeto beneficia mais de 12 milhões de habitantes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Entenda o caminho das águas

As águas oriundas do Programa de Integração do Rio São Francisco PISF, por meio do Eixo Leste, estão chegando neste mês de março ao alto Rio Paraíba no município de Monteiro, sendo conduzidas pelo próprio rio até a Barragem Boqueirão (Presidente Epitácio Pessoa), seguindo até a Barragem Acauã, beneficiando nesse primeiro momento aproximadamente 900 mil pessoas em toda a região do Cariri e região metropolitana de Campina Grande – um total de 44 municípios. As águas assegurarão o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem estar humano e do desenvolvimento socioeconômico.

O primeiro manancial a receber as águas do PISF será a Barragem de Poções, o qual já poderá atender as necessidades da população do município de Monteiro, uma vez que a cidade já possui sistema adutor com tratamento da água.

Pelo caminho das águas no Rio Paraíba, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba – Cagepa já projetou e está executando obras de caráter emergencial, como uma estrutura de captação no leito do rio para integrar-se ao Sistema Adutor do Congo, uma vez que o manancial que abastece esse sistema adutor encontra-se em colapso. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até no máximo 30 dias, beneficiando aproximadamente 58 mil habitantes nos municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Amparo, Prata, Ouro Velho, Coxixola, Gurjão, Santo André, Parari, São José dos Cordeiros e Livramento.

Em seguida, a água do São Francisco segue pelo Rio Paraíba passando pelas Barragens Camalaú e Boqueirão. Estima-se que esse trajeto de aproximadamente 130 km leve em torno de 30 a 45 dias.

Com a chegada das águas à Barragem de Boqueirão, o qual se encontra com apenas 4,0% da sua capacidade de acumulação, as águas do Rio São Francisco já beneficiarão aproximadamente  716 mil habitantes, em um total de 18 municípios: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras, destacando a segunda maior cidade da Paraíba, o município de Campina Grande.

As águas ainda seguirão pelo rio até a Barragem Acauã e beneficiarão, ainda nesse primeiro momento, os sistemas adutores com captação na referida barragem, em um total de 12 cidades, aproximadamente 132 mil pessoas. Destacamos a construção do Canal das Vertentes Litorâneas que tem sua captação na referida Barragem e que com a sua conclusão beneficiará mais 630 mil habitantes.

Ricardo participa da solenidade de posse dos novos dirigentes do TCE

publicado: 06/02/2017 08h26, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (3), da solenidade de posse dos conselheiros André Carlo Torres Pontes...

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (3), da solenidade de posse dos conselheiros André Carlo Torres Pontes, como presidente, Arnóbio Alves Viana, na vice-presidência, e Fábio Túlio Nogueira como novo corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao edifício sede do TCE, em João Pessoa. Também estiveram presentes, a vice-governadora Lígia Feliciano, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia e outras autoridades.

Na ocasião, também foi empossado o conselheiro Arthur Cunha Lima na Ouvidoria e o conselheiro Marcos Antônio Costa foi reconduzido na Coordenadoria Geral da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), cargo que já vem exercendo desde que assumiu como membro efetivo do TCE. Já os conselheiros Fernando Rodrigues Catão e Antônio Nominando Diniz assumiram como presidentes da 1ª e 2ª câmaras, respectivamente.

O governador Ricardo Coutinho cumprimentou o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado e demais dirigentes do TCE e comentou que espera a continuidade e o avanço do trabalho desenvolvido pelo órgão. “O conselheiro André Carlo é, reconhecidamente, um técnico extremamente qualificado que conseguiu a condição de conselheiro em função da sua carreira dentro do TCE. Isso faz com que o Tribunal possa dar passos visando ser mais eficiente, porque esse tem que ser o objetivo de todo órgão público. Além disso, o TCE deve visar atender melhor as prefeituras e ao próprio Estado, buscando a fiscalização e a correção na execução dos atos. Acredito que doutor André Carlo tem todas as características para tornar este órgão cada vez mais essencial”, disse Ricardo.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, o TCE ganha muito com a chegada do conselheiro André Carlo na presidência. “Quando André Carlo assumiu o cargo de conselheiro, fiz elogios na Assembleia Legislativa, durante uma sabatina no plenário. E conhecendo, como já conhecemos, o currículo dele, sabemos que é competente e temos a certeza que fará um extraordinário trabalho na presidência do TCE”, pontuou.

Na cerimônia, o conselheiro Nominando Diniz, em nome da Corte do Tribunal de Contas, fez a saudação ao novo presidente, André Carlo Torres. A procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz falou pelo Ministério Público de Contas e o advogado Rômulo Araújo Montenegro representando a Ordem dos Advogados do Brasil.

Após ser empossado, o conselheiro presidente André Carlo Torres Pontes, fez seu pronunciamento e agradeceu o apoio de todos que o incentivaram. “O Tribunal de Contas é um órgão de vanguarda, então estar na presidência do TCE é um desafio que aceito com muita honra e gratidão aos que me apoiaram. O que nos tranquiliza é que aqui existe um corpo técnico bastante qualificado, um corpo de conselheiros titulares, substitutos e de procuradores que formam um conjunto harmônico, o que faz com que o trabalho seja facilitado. O TCE desponta no cenário nacional, então quem assume a função de presidência tem a grande responsabilidade de manter essa tradição do TCE e procurar aprimorar o órgão, cada vez mais. Em 2017, completo 20 anos de Tribunal e pude aqui experimentar várias áreas de atuação, o que me deixa confortável em assumir a direção da Casa”, afirmou.

A solenidade de posse do conselheiro presidente André Carlo Torres Pontes foi encerrada com a apresentação da cantora Dalva Torres com o Coral do Tribunal de Contas do Estado e, em seguida, foi a vez do poeta Oliveira de Panelas declamar versos em homenagem ao novo dirigente do TCE.

Orquestras Sinfônicas da Paraíba iniciam inscrições de músicos instrumentistas para temporada 2017

publicado: 11/01/2017 08h22, última modificação: 09/10/2018 12h56
As inscrições para seleção de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba começaram nessa segunda-feira (9)...

As inscrições para seleção de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba começaram nessa segunda-feira (9) e seguem até o próximo dia 26 de janeiro. A seleção visa compor os quadros das duas orquestras paraibanas ao longo da temporada 2017. Para a profissional, são disponibilizadas 25 vagas temporárias e para a Jovem são 70 oportunidades na condição de bolsistas mais seis para solistas. As inscrições são gratuitas, sendo realizadas exclusivamente on-line.

As convocatórias para as duas orquestras foram publicadas na edição do dia 20 de dezembro de 2016 do Diário Oficial do Estado. O objetivo é selecionar músicos profissionais e estudantes para atuarem no período de março a dezembro de 2017 na condição de bolsista. Os editais, assim como os formulários, devem ser acessados pelo site www.paraiba.pb.gov.br. A documentação exigida no item 3.4 do edital deve ser enviada por e-mail (ospb.gov@gmail.com). Os links para download dos editais, manual do candidato e ficha de inscrição seguem abaixo.

Orquestra profissional – As audições acontecerão no dia 9 de fevereiro, às 8h, 14h e 18h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, com os horários agendados de acordo com os instrumentos. A contratação será por prazo determinado, finalizando em 30 de dezembro, podendo ser rescindida a qualquer tempo, por ambas as partes. Os músicos classificados receberão remuneração mensal no valor de R$ 2.200.

O processo de seleção se dará em etapa única, que compreende a execução da peça de confronto disponibilizada pela OSPB e uma peça de livre escolha do candidato. A banca examinadora será composta pelo maestro da orquestra, dois professores da área de cordas, dois professores da área das madeiras, dois professores da área de metais, dois professores da área de percussão e dois professores de piano para avaliar por sessão da orquestra. Esses poderão ser convidados do Conselho Artístico da OSPB ou professores de instituições de ensino reconhecidas.

Orquestra Jovem – Anualmente, as 70 bolsas da OSJPB são disponibilizadas para novos alunos por meio de seleção pública, bem como seis oportunidades para músicos interessados em atuar como solistas da temporada. O valor mensal da bolsa é de R$ 700. Já o cachê de solista é de R$ 1.000.

Estão habilitados a participar da convocatória os estudantes de música de todo o Estado da Paraíba e demais estados brasileiros, com idade entre 14 e 30 anos. Para candidatos a solistas, junto com a documentação exigida, é necessário enviar um link com vídeo e áudio de sua atuação. As audições acontecerão nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 8h e 14h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com os horários agendados de acordo com os instrumentos.

 

Serviço:

Seleção de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Inscrições: 9 a 26 de janeiro de 2017

Vagas: 25 vagas

Audições: 9 de fevereiro, às 8h, 14h e 18h, de acordo com os instrumentos

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Remuneração: R$ 2,2 mil (mensal)

 

Seleção de músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Inscrições: 9 a 26 de janeiro de 2017

Audições: 7 e 8 de fevereiro, às 8h e 14h, de acordo com os instrumentos

Remunerações: R$ 700 (mensal/bolsista) e R$ 1.000 (apresentação/solista)

Informações: 3211-6228

Editais e formulários: http://paraiba.pb.gov.br/cultura/funescpb/

Informações e envio de documentação e formulário: ospb.gov@gmail.com

 

Governo discute parceria com Pnud para promoção do desenvolvimento sustentável

publicado: 15/12/2016 09h25, última modificação: 09/10/2018 12h56
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)...

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ieva Lazareviciute. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre o Estado e o Programa da ONU, com vistas a uma parceria na promoção do desenvolvimento sustentável, em ações relacionadas à agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.

De acordo com a representante do Pnud, Ieva Lazareviciute, esta é uma agenda global à qual o Brasil aderiu em 2015. “Como o governo da Paraíba também está trabalhando em prol desses objetivos de desenvolvimento sustentável, a parceria teria o intuito de procurar agilizar o alcance dos ODS aqui no Estado”, afirma. “Essa agenda foi adotada no âmbito global, mas, para se tornar realidade, é preciso que seja implementada no âmbito local e o Estado é ator importantíssimo nessa integração. Nesse momento preliminar, a gente dialoga com cada estado interessado sobre como seria a possibilidade do nosso apoio, onde seria importante que nós ajudássemos”, complementa. O Pnud já conta com parceria no estado do Piauí e, atualmente, está dialogando também com estados como o Maranhão, Bahia, Goiás, Paraná e São Paulo.

Para o secretário de Planejamento, Waldson Souza, o planejamento do Estado já definido pelo Paraíba 2040 é, ele mesmo, bastante alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, o que coloca a Paraíba em um caminho muito mais avançado que outros estados. “Nós já temos programas importantes que já estão dialogando com os municípios no desenvolvimento dos indicadores sociais da qualidade de vida das pessoas, a exemplo do pacto social que já tem convênio com 220 municípios e já estabelece como contrapartida indicadores sociais que são prioritários”, indicou.

Ainda segundo ele, outros programas também seguem a mesma linha, como o Empreender, que é outra forma de distribuição de emprego e renda; o próprio Orçamento Democrático, como uma forma transparente, democrática e republicana do governo organizar seu orçamento a partir da demanda da população; e outros programas estratégicos de áreas como saúde e educação.

Para o deputado Buba Germano, representante da Assembleia Legislativa da Paraíba na reunião, o grande segredo para o desenvolvimento é a municipalização para que os gestores compreendam a importância da sistematização das informações. “Os objetivos do desenvolvimento sustentável representam o dia a dia e a rotina de uma prefeitura, mas falta sistematizar as informações porque na maioria das vezes não se tem uma equipe técnica, e cabe ao governo e também aos deputados essa parceria, para alimentar os municípios, oferecendo condições de modernização das gestões municipais. Isso, somado a indicadores internacionais, faz com que a média dos estados só cresça”, afirmou.

Participaram da reunião também o secretário de Educação, Aléssio Trindade, a secretária de Saúde, Claúdia Veras, e representantes de instituições como o Sebrae. De acordo com o secretário Waldson Souza, o trabalho iniciado nesta quarta-feira trata-se de um trabalho preliminar, ainda, de avaliação, para análise do que é necessário para viabilização da cooperação com o Pnud. “Nós temos a pretensão justamente de analisar todos os indicadores que nós temos, tecnicamente, e avaliamos o que precisa de avanço, para que possamos construir junto com a ONU os caminhos para viabilizar isso, além da captação de recursos para financiamento de projetos estratégicos que desenvolvam o estado e os municípios”, completou.

 

PIB da Paraíba cresceu 2,9% em 2014 e 19,7% em quatro anos

publicado: 28/11/2016 11h37, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu 2,9% em 2014 e acumulou alta de 19,7% na série 2010-2014...

O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu 2,9% em 2014 e acumulou alta de 19,7% na série 2010-2014, sendo o 6º que mais cresceu no Brasil e o 3º no Nordeste. A informação é do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), responsável pela elaboração do indicador econômico no estado, a partir de metodologia do IBGE. De acordo com o Instituto, os setores da Indústria e o de Serviços foram os que mais contribuíram para o crescimento econômico do estado, com desempenhos positivos de 5,1% e 1,5%, respectivamente.

“O desempenho da Paraíba é considerado bom, tendo e vista que a economia brasileira ficou praticamente estável variando 0,5% no mesmo período”, destacou o gerente do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ideme, Carlos Gonçalo, acrescentando que sob a ótica da produção, o crescimento verificado foi decorrente dos aumentos de 2,1% do valor adicionado a preços básicos e de 8,7% nos impostos sobre produtos, líquidos de subsídios, e refletiu o desempenho real positivo dos três setores de atividades econômicas: Indústria (5,1%), Serviços (1,5%) e Agropecuária (1,2%).

O crescimento dos impostos, segundo Carlos Gonçalo, deveu-se ao acréscimo de 1,7 pontos percentuais na participação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), tributo de maior peso na arrecadação estadual, representando 73,7% em 2014.

Considerando todo o período da nova série 2010-2014, verificou-se que a economia paraibana continua crescendo anualmente mais que a do Brasil e sua participação no PIB nacional subiu de 0,87% para 0,92% em 2014. Corroboraram para tanto o desenvolvimento e o crescimento dos dois setores econômicos mais expressivos do estado: a Indústria, que acumulou crescimento de 40,4% e os Serviços que acumularam 13,6%. Destaque-se que os Impostos, nesse mesmo período, registraram um aumento real acumulado de 37,9%.

PIB per capita - O PIB per capita paraibano também apontou bom crescimento em termos nominais (13,3%), registrando o valor de R$13.422 em 2014. A razão desse indicador em relação ao nacional (R$ 28.500) aumentou 2,4 p.p., subindo de 43,7% para 47,1%. Apesar disso, observa-se que a Paraíba ainda encontra-se abaixo do nível de 50% do valor médio nacional.

Sob a ótica da renda, no ano de 2014, o valor total correspondente à renda gerada (PIB) foi de R$ 52,936 bilhões; desse total, o componente Remuneração dos Empregados (R$ 27,296 bi) recuou 0,6 pontos percentuais na participação, ficando em 51,6% desse valor, sendo a maior parte (41,1%) referente aos Salários (R$ 21,755 bi) e o restante 10,5% relativo às Contribuições Sociais.

Por outro lado, explicou o gerente do Ideme, os componentes Rendimento Misto mais o Excedente Operacional Bruto (totalizaram R$ 19,329 bi), que correspondem aos rendimentos dos empregadores e autônomos e as remunerações do capital aumentaram em 0,9 p.p. a sua participação, passando a representar 36,5% da renda gerada. Por fim, os Impostos totais somaram um montante de R$ 6,311 bi, ou seja, o correspondente a 11,9% da renda gerada, nesse ano.

A elaboração do PIB da Paraíba é de responsabilidade da equipe de Contas Regionais do Ideme em parceria com o IBGE. Desde o ano passado, a base de cálculo do estudo foi atualizado em todo o país,  a partir dos parâmetros do Sistema de Contas Nacionais do Brasil (SCN 2010), que adotam a mais recente revisão do Manual de Contas Nacionais organizado pela ONU, FMI, OCDE e Banco Mundial. Para mais informações acesse: www.ideme.pb.gov.br

 

 

 

Resultado final da seleção para professores bolsistas do Pronatec será divulgado dia 16 de novembro

publicado: 08/11/2016 09h29, última modificação: 09/10/2018 12h56
Em virtude do grande número de inscrições e com a análise minuciosa dos currículos enviados, a coordenação geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)...

Em virtude do grande número de inscrições e com a análise minuciosa dos currículos enviados, a coordenação geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Paraíba adiou a divulgação do resultado final para professores bolsistas para o dia 16 de novembro, no site da Educação, no portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br/educacao).

De acordo com o novo cronograma, no dia 11 de novembro será divulgado o resultado preliminar da avaliação curricular. No dia 12 de novembro poderão ser interpostos recursos. No dia 16 serão divulgados o resultado da interposição de recursos e o resultado final da seleção.

Foram ofertadas 109 vagas para professores bolsistas no Pronatec na Paraíba. Os professores selecionados vão atuar nos seguintes cursos: Assistente de Recursos Humanos, Espanhol Intermediário, Inglês Básico e Intermediário, Guia Intérprete, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Camareira em Meios de Hospedagem, Garçom, Cumim (assistente de garçom), Mensageiro em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Recepcionista de Eventos e Recepcionista em Serviços de Saúde.

Os professores serão remunerados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação, já que o programa funciona em parceria com os Estados. A carga horária semanal para o bolsista servidor público federal, estadual ou municipal fica limitada a um máximo de 16 horas semanais, sendo o valor da bolsa de R$ 50, por hora/aula.

 

Fonte:http://paraiba.pb.gov.br/resultado-final-da-selecao-para-professores-bolsistas-do-pronatec-sera-divulgado-dia-16-de-novembro/

Na Espep: Governo disponibiliza vagas em 21 cursos gratuitos para servidores públicos

publicado: 18/10/2016 08h17, última modificação: 09/10/2018 12h56
Em João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande, os servidores públicos estaduais podem cursar alguns dos 21 diferentes cursos oferecidos...

Em João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande, os servidores públicos estaduais podem cursar alguns dos 21 diferentes cursos oferecidos, neste mês de outubro, pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Alguns aperfeiçoamentos começam a partir do dia 15 e os interessados ainda podem fazer as inscrições online.

Na sede da Espep, em João Pessoa, os cursos oferecidos a partir do dia 17 de outubro são: Introdução às ferramentas da qualidade – 5S, melhoria contínua; Redação oficial; Informática básica – Windows/Word; Educação patrimonial; Boas práticas no serviço de alimentação; Políticas de enfrentamento às drogas; Ética, cidadania e direitos humanos; Aspectos gerais sobre licitação; Power Point – ferramenta para o desenvolvimento do docente; Combate ao bullying no serviço público; Gestão de recursos humanos.

No Centro de Treinamento da Espep em Alagoa Grande, os cursos serão realizados nos sábados de 22 e 29 de outubro. Os quatro aperfeiçoamentos ofertados são: Oratória – expressão verbal e corporal; Combate ao bullying no serviço público; Motivação no serviço público; Gestão e conservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico.

O download e o envio da ficha de inscrição podem ser feitos no próprio site da Espep: http://espep.pb.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 3214-1984 (João Pessoa); (83) 3342-2547 (Campina Grande); e (83) 3273-2995 (Alagoa Grande).

 

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/na-espep-governo-disponibiliza-vagas-em-21-cursos-gratuitos-para-servidores-publicos/

Nas Trilhas dos Potiguaras ganha destaque na imprensa nacional

publicado: 11/10/2016 08h13, última modificação: 09/10/2018 12h56
O projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, criado pelo Governo do Estado para desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte paraibano, vem obtendo repercussão na imprensa nacional...

O projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, criado pelo Governo do Estado para desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte paraibano, vem obtendo repercussão na imprensa nacional. O programa Domingo Espetacular, da Rede Record, exibiu nesse domingo (9) a segunda reportagem sobre o projeto, enfocando, entre outros assuntos, uma aula de Tupi na Aldeia Indígena de Baía da Traição, os surfistas de Barra de Camaratuba e uma corrida de canoa em Marcação .

Nas Trilhas dos Potiguaras foi criado há pouco mais de seis meses com o objetivo de desenvolver, de forma sustentável, a economia e o turismo em 31 comunidades do Litoral Norte. Para isso, toda a infraestrutura foi montada pelo Governo do Estado, como a construção de vias de acesso de Forte Velho e Barra de Camaratuba pela BR-101. Ao todo, com Baía da Traição e Lucena, são quatro vias de acesso.

Para o secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, o caráter inovador do projeto é um dos motivos que têm atraído o interesse da imprensa nacional. “É um projeto com uma base comunitária muito forte, com respeito ao meio ambiente, às tradições desse local importantíssimo para a história do Brasil, com respeito às pessoas dessas comunidades”, disse.

Ivan Burity destacou ainda que outras ações têm sido adotadas pelo Governo do Estado para a solidez do projeto Nas Trilhas dos Potiguaras. “O governador Ricardo Coutinho desenvolveu toda a base para o sucesso desse empreendimento. Em parcerias com órgãos, a exemplo do Sebrae, qualificou a mão-de-obra local, com cursos de Excelência no Atendimento, Venda de Artesanato na Web, entre outros”, disse. “Não tenho dúvidas de que o turista que chega ao Litoral Norte do Estado vai encontrar, além das belezas naturais, da história, um atendimento que o convida a voltar”, prosseguiu.

Atrações – Uma das grandes atrações do Litoral Norte paraibano é a sustentabilidade. Dos 66 quilômetros, que vão do Município de Lucena até a Barra do Rio Guandu, na fronteira com o Rio Grande do Norte, 32 quilômetros estão dentro de áreas de proteção ambiental (APAs). “De forma inequívoca, o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras mostra que é possível conciliar desenvolvimento com respeito à natureza”, pontuou Ivan Burity.

As diferentes unidades de conservação resguardam verdadeiros patrimônios da natureza, que em outras partes do país já sofreram um irreversível processo de devastação. As áreas de proteção ambiental do Litoral Norte do Estado são remanescências da Mata Atlântica e ecossistemas que ajudam a preservar a natureza do lugar.

 https://zeoserver.pb.gov.br/portalideme/ideme/noticias/++add++collective.nitf.content

Orquestra e Coro Infantil da Paraíba apresentam concerto comemorativo ao Dia das Crianças no Espaço Cultural

publicado: 11/10/2016 08h10, última modificação: 09/10/2018 12h56
emas de filmes como Harry Potter, A Bela e a Fera, Pocahontas e músicas de Toquinho, Milton Nascimento e Coldplay fazem parte do repertório que será apresentado pelo Coro Infantil da Paraíba e pela Orquestra Infantil da Paraíba...

Temas de filmes como Harry Potter, A Bela e a Fera, Pocahontas e músicas de Toquinho, Milton Nascimento e Coldplay fazem parte do repertório que será apresentado pelo Coro Infantil da Paraíba e pela Orquestra Infantil da Paraíba, nesta quarta-feira (12), dentro das atividades do Espaço da Criança, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os concertos vão abrir a programação especial comemorativa ao Dia das Crianças no Espaço Cultural, em João Pessoa, que está na 5ª edição e tem entrada gratuita.

“No Mundo do Circo” é o tema do Espaço da Criança, que vai acontecer das 14h às 17h, nas dependências do Espaço Cultural, com atividades desenvolvidas em áreas determinadas como picadeiros. A programação musical será no Picadeiro Vermelho, que é a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, e tem início às 14, quando vão se apresentar 100 crianças da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Em seguida, às 15h, terá concerto do Coro Infantil da Paraíba, e às 16h, da Orquestra Infantil da Paraíba.

Pela EEMAN, vão se apresentar grupos de Percussão, sob orientação da professora Wênia Xavier; grupo de Violino com flauta transversal e canto, dos professores Wilame Correia, Caroline Galvão e Fátima Teixeira; grupo de Iniciação Musical, das professoras Ana Emília, Ana Maria e Samara Rodrigues e ainda a Musicalização Infantil (Violino – crianças de 4 e 5 anos), sob orientação do professor Felipe Amorim.

Em seguida, com regência e arranjos do maestro João Gurgel, o Coro Infantil da Paraíba sobe ao palco para mostrar um repertório que começa com a música Maria, Maria (Milton Nascimento), e segue com Suíte Luiz Gonzaga, Paradise (Coldplay), Aquarela (Toquinho), Cantigas de Roda (cancioneiro popular) e Happy (Pharrell Willians).

Às 16h, será a vez do concerto da Orquestra Infantil da Paraíba, que tem o maestro Marcelo Vasconcelos como regente. Os pequenos músicos vão executar Prelúdio Bachianas n. 4, de Heitor Villa-Lobos (arranjos de Norma Romano); Valsa Triste, de Jean Sibelius; os temas do filme Pocahontas: If I never Knew You e The Virginia Company, composições de Stephen Schwartz, com arranjos de Norma Romano; e ainda A Bela e a Fera, de Alan Menken (adaptação de Norma Romano), e Harry Potter Theme, de John Williams (arranjos de Tom Drummond).

Coro Infantil da Paraíba– É um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal, com o auxílio do professor Daniel Mariano. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

O maestro João Alberto Gurgel, com formação superior em Licenciatura em Música pela UFPB e qualificado em regência coral e ensino musical, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado, do Coral LADIES (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) e já esteve à frente do Coral da Cultura Inglesa, Corais das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Orquestra Infantil da Paraíba – Foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e coordenada e regida pela professora Norma Romano. A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar instrumentistas mirins.

A Orquestra Infantil tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. A OIEP tem se apresentado pelo Brasil e também no exterior, a exemplo dos concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997), nos Estados Unidos (1996 e 1998), e novamente em Buenos Aires (2007), no VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis.

Em outubro de 2014, a então regente Norma Romano afastou-se por motivos de saúde, assumindo a regência da Orquestra o professor Marcelo Vasconcelos. Dona Norma, como era conhecida, continuou fazendo arranjos e acompanhando as audições e concertos da Orquestrinha, mesmo de longe. Ela faleceu no dia 2 de setembro de 2015.

O maestro Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos integrando o Projeto Espiral da Funesc. Três anos depois passou a receber orientações do professor Leopoldo Nogueira. Integrou, como spalla, a Orquestra Infantil da Paraíba. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Hoje, segue tendo orientações do professor Leopoldo Nogueira e ocupa o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e o cargo de maestro da Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB).

Comparação com junho: Ideme aponta redução no custo de vida de João Pessoa

publicado: 12/08/2016 08h15, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa subiu em média 0,45% no mês de julho em relação a junho...

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa subiu em média 0,45% no mês de julho em relação a junho, ficando os acumulados no ano em 8,96% e 15,18% nos últimos doze meses. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), o resultado mensal foi bem inferior ao apresentado em junho, quando se registrou uma alta de 1,09%.

Apesar dessa desaceleração, dos sete grupos que compõem o estudo, mais conhecido como custo de vida, cinco apresentaram desempenhos positivos no mês de julho/16: Alimentação (0,55%), Saúde e Cuidados Pessoais (4,62%), Habitação (0,89%), Serviços Pessoais (0,70%) e Transporte e Comunicação (0,18%). Enquanto dois grupos apresentaram queda nos preços médios dos produtos e serviços, foram eles: Vestuário (1,26%) e o grupo Artigos de Residência (1,15%).

Vilão –No grupo Alimentação, o acréscimo foi influenciado, principalmente, pelo aumento de preços corrido nos cereais (6,19%), com destaque para as altas registradas no feijão mulatinho (14,53%) e feijão macáçar (6,93%). Além desses, também registram aumento de preços na capital paraibana produtos como: leite e derivados (5,32%) e farinhas, féculas e massas (4,74%), entre outros.

No grupo Saúde e Cuidados Pessoais, o desempenho positivo foi registrado, sobretudo, devido ao aumento de preços médios de itens como: óculos e lentes (11,73%), serviços médicos (9,84%), produtos farmacêuticos (4,19%) e higiene e cuidados pessoais (3,39%). No grupo Habitação a elevação foi impulsionada pela alta de preços nos itens: aluguel, condomínio e impostos (0,97%) e artigos de limpeza (0,73%).

Já o grupo Serviços Pessoais, que registrou aumento em julho de 0,70%, sofreu influência de acréscimos de preços médios nos itens: leitura (1,30%), recreação e serviços pessoais (0,21%). Enquanto o grupo Transporte e Comunicaçãoregistrou alta devido ao reajuste de preços nos transporte público (2,87%) e, em especial, no aéreoque registrou um aumento de 50,21% no preço médio de passagens.Para conferir o estudo do Ideme na íntegra acesse: www.ideme.pb.gov.br.

Ricardo inspeciona obras de mobilidade urbana e infraestrutura em Campina Grande

publicado: 25/07/2016 08h08, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta sexta-feira (22), em Campina Grande, onde visitou as obras da estrada de Jenipapo...

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta sexta-feira (22), em Campina Grande, onde visitou as obras da estrada de Jenipapo, da Avenida João Suassuna e do Parque de Bodocongó, que vão beneficiar os moradores da Rainha da Borborema com melhorias nas áreas de mobilidade urbana e infraestrutura. A vice-governadora Lígia Feliciano, o secretário de Comunicação Institucional, Luís Tôrres, além de deputados e lideranças políticas da região, acompanharam o governador durante as visitas.

Logo após as visitas, Ricardo falou sobre o andamento das obras e a importância dessas ações para os moradores de Ca
mpina Grande. “Visitamos obras que efetivamente são estruturantes, promovem convivência social e trazem mobilidade urbana para a cidade. A previsão de entrega da estrada de Jenipapo é no começo de setembro, mas quero que seja acelerado e, se possível, inaugurada até o final de agosto. É uma obra esperada há 50 anos por Jenipapo. A Avenida João Suassuna tem uma drenagem muito profunda e estamos cobrando agilidade da empresa para inaugurar até o mês de outubro. Já o Parque de Bodocongó, em toda a primeira etapa investimos cerca de R$ 18 milhões até agora, temos cerca de 170 homens trabalhando e pretendemos inaugurar esta primeira parte em setembro. É muito importante que o Estado mantenha o nível de investimentos alto para gerar emprego, renda e aquecer a economia”, observou.

“Todas estas visitas que fizemos hoje foram em obras muito importantes para os moradores de Campina Grande. A estrada de Jenipapo, por exemplo, era um sonho para o povo que terá mais acesso para ir e vir para todos os lugares. O Açude de Bodocongó está ficando lindo, no parque vai ter vários equipamentos que trarão mais qualidade de vida e de lazer à população. Sem falar na Avenida João Suassuna, que abre espaço para se chegar em áreas que eram isoladas”, enfatizou a vice-governadora Lígia Feliciano.

As obras – No Distrito de Jenipapo, o governador inspecionou as obras de adequação e pavimentação da PB-113. A estrada passa por terraplenagem, drenagem profunda e superficial, correção de defeitos e recapeamento com concreto betuminoso usinado à quente da pista de rolamento, limpeza e sinalização horizontal e vertical. A ação representa um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões com recursos do Tesouro Estadual. Mais de 600 veículos trafegam, diariamente, pelo local.

“Até o final de agosto essa obra de Jenipapo deve estar concluída. É uma estrada bem grande que dá acesso de Campina Grande a este Distrito, também beneficia os moradores de Puxinanã e Lagoa Seca. Era uma demanda antiga da população local”, disse o engenheiro responsável pela obra, João Neto.

Em seguida, o governador vistoriou a obra de pavimentação da Avenida João Suassuna, que vai facilitar o trânsito na área e oferecer mais qualidade para motoristas e pedestres que passam pelo local. A obra tem 740 metros e recebeu R$ 1,8 milhão de investimento. Para finalizar as visitas, o governador foi verificar o andamento das obras de revitalização e urbanização do Açude de Bodocongó. O projeto tem um investimento de cerca de R$ 40 milhões e vai transformar o local em uma opção de lazer para os moradores da região.

A diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, lembrou que o Parque de Bodocongó contará com restaurante, pista de skate, refinaria multicultural, ciclovias, quadras esportivas, estacionamentos, entre outros equipamentos

“O Parque se encontra com 75% da primeira etapa concluída. A previsão de entrega é até o dia 30 de agosto. Essa obra também depende de recursos federais que ainda estamos aguardando, mas o trabalho continua e a primeira parte está quase pronta. Já a pavimentação da Avenida João Suassuna trará mais qualidade de vida para os que moram por aqui. A obra vai do Centro até Bodocongó”, concluiu.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-inspeciona-obras-de-mobilidade-urbana-e-infraestrutura-em-campina-grande/

 

Em Sapé: Ricardo inaugura Escola de Artes e Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar

publicado: 13/07/2016 08h41, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta terça-feira (12), duas obras na cidade de Sapé: a Escola Municipal de Artes (EMA) e, em seguida...

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta terça-feira (12), duas obras na cidade de Sapé: a Escola Municipal de Artes (EMA) e, em seguida, a Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A EMA vai oferecer à população aulas e oficinas sobre os diversos campos da arte, além de realizar sessões de cinema com o Cine Clube Sapeense, encontros com o Clube do leitor e reuniões do Movimento negro de Sapé.

“Esta escola vai ser um espaço de formação educacional e cultural de crianças e jovens da cidade de Sapé. Aqui eles terão a oportunidade de aprender diversas artes”, disse Ricardo Coutinho.

A escola é voltada para alunos da rede pública e jovens em situações de risco social e busca incentivar o interesse pela arte. A EMA oferecerá oficinas de balé clássico, dança contemporânea, teatro, violino e outros. “É importante que os municípios desenvolvam ações como esta que fazem com que a arte e a cultura cheguem ao acesso dos jovens. O Governo do Estado apoia e parabeniza a cidade por esta obra que é a realização de um desejo dos moradores”, comentou o secretário de Cultura, Lau Siqueira.


De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Sapé, Kildari André, a EMA vai promover a valorização da cultura local. “Precisamos dar o devido valor à educação e à cultura. É com muita alegria que trazemos mais uma ação para a população de Sapé. Em parceria com a Cidade Cristã, vamos oferecer diversas atividades ligadas ao campo da arte”, enfatizou.

“Vou estudar violino, percussão e teatro aqui na Escola Municipal de Artes, tudo de forma gratuita. Isso é muito bom porque vai ampliar meus conhecimentos na área da arte”, comemorou o aluno Mateus Sousa.

Central de Beneficiamento – Após participar da inauguração da EMA, o governador entregou a Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária, também em Sapé. O local vai fortalecer a relação produtor/consumidor, possibilitando o avanço do mercado institucional por meio das compras diretas de Associações e Cooperativas dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.


“É fundamental criar condições para facilitar a produção e o escoamento dos produtos da agricultura familiar. Esse espaço faz parte dos avanços nessa área e vai ser uma espécie de central de negócios. Eu acredito na agricultura familiar e ao lado de parceiros vamos fortalecer esta que é uma das áreas mais produtivas da Paraíba. Este empreendimento representa agregar valor, transformar o produto em algo valorizado pela qualidade e organização que é oferecido ao consumidor. Parabéns por este momento, que aqui se torne referência na comercialização dos produtos da agricultura familiar”, disse o governador.

A Central deve criar condições institucionais, mobilizar recursos financeiros, técnicos e políticos para estabelecer diretrizes e condições operacionais para os agricultores. Por meio dela, poderão ser firmadas parcerias e acordos com instituições públicas e privadas.

Segundo a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, essa é uma ação em parceria com vários órgãos do Governo Federal e Estadual que visa trabalhar com o beneficiamento e fortalecimento da agricultura familiar. “A gente investiu cerca de R$ 400 mil aqui na região, em equipamentos e reforma deste prédio que estava abandonado, mas que agora está sendo inaugurado e entregue à comunidade. Vamos trabalhar com 15 assentamentos da reforma agrária e com mais de 400 agricultores diretamente”, frisou.

“É uma satisfação participar da inauguração desse espaço que foi construído através de parceria federal e estadual como uma alternativa de organizar a produção dos agricultores familiares. Hoje esse sonho se torna realidade e é uma grande conquista para estes trabalhadores”, ressaltou o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Antônio Alves.

O agricultor Luiz Damásio disse que a Central vai valorizar e dar suporte ao trabalho dos agricultores da região. “Isso vai melhorar demais a vida dos agricultores familiares de Sapé. Vai facilitar a comercialização, produção e capacitação dos trabalhadores, com isso vamos nos unir e fortalecer a categoria. É um momento muito especial na nossa vida”, comemorou.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/em-sape-ricardo-inaugura-escola-de-artes-e-central-de-beneficiamento-e-comercializacao-da-agricultura-familiar/

Ricardo discute liberação de recursos para obras hídricas no Ministério da Integração

publicado: 08/07/2016 07h43, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho manteve audiência, no final da tarde desta quinta-feira (7), em Brasília...

O governador Ricardo Coutinho manteve audiência, no final da tarde desta quinta-feira (7), em Brasília, com o ministro da Integração, Helder Barbalho, com quem discutiu a liberação de recursos para continuidade das obras hídricas em andamento na Paraíba. Na ocasião, o ministro se comprometeu em retomar as obras do canal Acauã-Araçagi, particularmente a primeira etapa, que vai de Acauã até Gurinhém.

Ao final do encontro, o governador disse que a carteira de investimentos que a Paraíba tem com o Ministério da Integração é muito alta, tanto no que se refere aos investimentos federais como a contrapartida do Estado. “Na prática, estamos cuidando de 1.000 km de adutoras e que, se juntar várias décadas anteriores ao nosso governo, efetivamente não vai encontrar um momento em que a Paraíba tenha produzido tantas adutoras. Mas essa parceria precisa ser azeitada do ponto de vista do aporte de recursos”, observou.

Ricardo disse que o ministro Helder Barbalho se comprometeu a retomar com força o canal Acauã-Araçagi e a questão das adutoras de engate rápido. No caso do canal Acauã-Araçagi, trata-se da primeira etapa, que oferece perspectiva de segurança hídrica para seis cidades de médio porte, bem como para a área de produção de grãos e de frutas.

Já com relação às adutoras de engate rápido, o governador disse que está sendo aguardada uma decisão do Tribunal de Contas da União sobre a autorização de créditos extraordinários para esse tipo de investimento. Ele adiantou que essas adutoras pressupõem solução para Piancó, Monte Horebe e São José de Piranhas.

Ricardo Coutinho disse ainda que também foram tratadas com o ministro Hélder Barbalho as questões referentes a Jericó, cuja adutora já foi aprovada; a Diamante-Boa Ventura; e a liberação de recursos adutora de Itporanga. “Nós estamos na metade da obra, apesar de não termos recebido nenhum recurso ainda”, observou.

O governador adiantou que ainda foi conversado sobre o término do eixo leste da transposição, abordando os problemas a serem enfrentados para que a água passe pelo açude de Poções e de Camalaú. “Estamos afinados para dar as respostas emergenciais que a Paraíba tanto precisa. O Estado, apesar das dificuldades, estamos garantindo a nossa parte de recursos para que toda essa seca que se prolonga há mais de cinco anos possa ter os seus efeitos minimizados”, destacou

Participaram da audiência os secretários da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e o de Representação Institucional, Ricardo Barbosa.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-discute-liberacao-de-recursos-para-obras-hidricas-no-ministerio-da-integracao/

Ideme disponibiliza nova publicação sobre o PIB da Paraíba e seus municípios

publicado: 30/06/2016 11h27, última modificação: 09/10/2018 12h56

O Ideme passou a disponibilizar a tradicional análise do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado da Paraíba e de seus municípios elaborada pelo Instituto em formato de livro. Trata-se da “1ª edição do Produto Interno Bruto do Estado da Paraíba e de seus municípios”, que inclui as novas mudanças metodológicas adotadas pelo IBGE, a partir de 2015.

Essa nova publicação se refere aos novos resultados do PIB do estado dos anos de 2010 a 2013, o qual é parte integrante da nova série de Contas Regionais do Brasil, juntamente com as demais Unidades da Federação, sendo apresentados também os resultados do PIB dos municípios paraibanos.

De acordo com o superintendente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, na edição são apresentados os valores do PIB do estado e de seus municípios a preço de mercado, sob a ótica da Produção (ou da Oferta), bem como sua composição, evolução e crescimento anual ao longo da série. 

"O estudo serve como ferramenta para análise e para o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico estadual, como também pode subsidia estudos e análises por parte de pesquisadores, professores, alunos e gestores que tenham interesse no acompanhamento da economia estadual, considerando também a economia dos municípios da Paraíba", destacou Jakson Amâncio.

Formato- Na série revisada (2010-2013) do PIB, a base de referência passa a ser o ano de 2010, em substituição à base anterior (2002), tendo sua metodologia completamente integrada ao Sistema de Contas Nacionais do Brasil que, por sua vez, está em conformidade com o novo Manual System of National Accounts 2008 - SNA 2008. Confira:

http://ideme.pb.gov.br/servicos/publicacoes/produto-interno-bruto-do-estado-da-paraiba-e-de-seus-municipios-2010-2013.pdf/view

Inverno: chuvas ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos na Paraíba

publicado: 21/06/2016 07h53, última modificação: 09/10/2018 12h56
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos...

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos.

De acordo com o meteorologista da Aesa Flaviano Fernandes, o período compreendido entre junho e agosto será de chuvas para o setor leste do Estado. “Durante esse período, a previsão é que o Litoral receba a maior precipitação pluviométrica, com 700 mm, seguido do Brejo, com 500, e Agreste, com 400 mm. Isto é, as chuvas nessa parte do Estado ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos”, afirmou.

Como o período chuvoso do Semiárido – Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão – vai até maio, não há previsão de chuvas significativas para este setor da Paraíba. “Como estamos no inverno, evidentemente que podem ocorrer precipitações nessas regiões. No entanto, de forma muito tímida, já que este não é o período chuvoso da região do Semiárido”, pontuou Flaviano Fernandes.

Previsão do tempo- De acordo com a Aesa, a previsão para a faixa litorânea nesta terça-feira (21) é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados, assim como para a região do Brejo.

Para a região do Agreste, a Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados. Para o Semiárido a previsão é a seguinte: céu claro a parcialmente nublado na região do Cariri-Curimataú; sol entre poucas nuvens no Alto Sertão e Sertão, com máxima de 31º C e mínima de 17º C no Cariri-Curimataú.

Confira a temperatura para as demais regiões do Estado nesta terça-feira:

Litoral – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 18º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 19º C

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

 Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/inverno-chuvas-ficarao-dentro-da-media-climatologica-dos-ultimos-30-anos-na-paraiba/

Inverno: chuvas ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos na Paraíba

publicado: 21/06/2016 07h47, última modificação: 21/06/2016 07h49
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos...

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos.

De acordo com o meteorologista da Aesa Flaviano Fernandes, o período compreendido entre junho e agosto será de chuvas para o setor leste do Estado. “Durante esse período, a previsão é que o Litoral receba a maior precipitação pluviométrica, com 700 mm, seguido do Brejo, com 500, e Agreste, com 400 mm. Isto é, as chuvas nessa parte do Estado ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos”, afirmou.

Como o período chuvoso do Semiárido – Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão – vai até maio, não há previsão de chuvas significativas para este setor da Paraíba. “Como estamos no inverno, evidentemente que podem ocorrer precipitações nessas regiões. No entanto, de forma muito tímida, já que este não é o período chuvoso da região do Semiárido”, pontuou Flaviano Fernandes.

Previsão do tempo- De acordo com a Aesa, a previsão para a faixa litorânea nesta terça-feira (21) é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados, assim como para a região do Brejo.

Para a região do Agreste, a Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados. Para o Semiárido a previsão é a seguinte: céu claro a parcialmente nublado na região do Cariri-Curimataú; sol entre poucas nuvens no Alto Sertão e Sertão, com máxima de 31º C e mínima de 17º C no Cariri-Curimataú.

Confira a temperatura para as demais regiões do Estado nesta terça-feira:

Litoral – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 18º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 19º C

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

 

Ricardo entrega créditos do Empreender-PB a microempreendedores de Bananeiras e Belém

publicado: 20/06/2016 09h32, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho entregou, nesse sábado (18), créditos a microempreendedores das cidades de Bananeiras e Belém...

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesse sábado (18), créditos a microempreendedores das cidades de Bananeiras e Belém, em cerimônia que marcou a assinatura de contratos durante a 3ª Feira do Empreendedor de Bananeiras, realizada no distrito de Vila Maia. Na ocasião, foram liberados mais de R$ 306 mil para 73 microempreendedores individuais (MEI) de Bananeiras, além de R$ 211 mil para 52 MEIs de Belém, totalizando mais de meio milhão de reais investidos na economia da região.

“O que estamos fazendo aqui era papel dos bancos. Quem tinha que financiar o desenvolvimento local eram os bancos. Mas não podíamos esperar, criamos um programa estadual, que é o Empreender Paraíba, para colocar crédito na mão de quem tem talento e suor”, explicou o governador.

Ele também ressaltou o caráter democrático e republicano do Empreender Paraíba. “O programa busca pessoas que querem correr atrás de seus sonhos através do trabalho, sem que elas fiquem devendo favor a quem quer que seja. Aqui, ninguém precisou falar com o governador, não precisou falar sobre sua filiação ou preferência política, se votou a favor de um candidato ou de outro. O que queremos saber é se o produto é de qualidade, se a venda daquele produto vai melhorar a vida daquelas famílias. É para isso que nós, governantes, existimos”, completou Ricardo.

No palco, três microempreendedores assinaram o contrato referente ao benefício. Um deles é João Guilherme Rolim, que solicitou crédito ao Empreender Paraíba para investir em sua panificadora artesanal, localizada em Bananeiras. “Estou precisando de equipamentos profissionais para expandir meu negócio, além de capital de giro para poder realizar a contratação de mais funcionários. O crédito vem em boa hora”, comemorou o microempresário.

Em um dos estandes da 3ª Feira do Empreendedor de Bananeiras, amicroempresária Marise dos Anjos apresentava seu artesanato, trabalho que realiza há mais de 20 anos. Em 1995, ganhou uma máquina de costura usada e, a partir daí, começou a produzir peças com o objetivo de complementar a renda da casa. Atualmente, ela é o esteio da família. “Quero fazer uma linha de crédito no Empreender para comprar uma máquina de costura industrial e expandir meus negócios”, declarou.

http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-entrega-creditos-do-empreender-pb-a-microempreendedores-de-bananeiras-e-belem/

 

Ricardo discute liberação de recursos durante audiências em Brasília

publicado: 17/06/2016 10h14, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho cumpriu agenda administrativa durante esta quarta-feira (8) em Brasília. Além de audiências com representantes do Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimentos, sobre a possibilidade de financiamento para ações na área de segurança hídrica, ele também esteve com o ministro da Saúde...

O governador Ricardo Coutinho cumpriu agenda administrativa durante esta quarta-feira (8) em Brasília. Além de audiências com representantes do Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimentos, sobre a possibilidade de financiamento para ações na área de segurança hídrica, ele também esteve com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com quem conversou sobre liberação de recursos para o Hospital de Oncologia de Patos, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros, tratando sobre a atualização do sistema de tributação Supersimples.

Pela manhã, Ricardo esteve com o diretor do Banco Mundial, Martin Carl Heinrich Raiser, o especialista setorial Thadeu Abicalil e a especialista em recursos hídricos Paula Freitas. À tarde, o governador conversou com o vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos, Román Escolano, o chefe da divisão para operações na América Latina e Caribe, Philippe Szymczak, e o responsável pelas operações na América Latina, Alexandre Staff Varela.

Em ambas, o tema de discussão é a possibilidade de estabelecer parcerias para concretizar financiamentos e, assim, realizar ações importantes, especialmente no interior da Paraíba. Com o Banco Mundial, há a perspectiva de empréstimo dentro do Programa Paraíba Rural Sustentável, revertido para o projeto Cooperar, no estado. “A perspectiva é unir US$ 50 milhões do Banco Mundial mais US$ 30 milhões de recursos estaduais para aplicar em arranjos produtivos e na segurança hídrica”, informou o governador Ricardo Coutinho.

Em uma parceria entre o Governo da Paraíba, o Banco Mundial e o Banco Europeu de Investimentos, há ainda a possibilidade de financiar ações exclusivamente na área de recursos hídricos, com destaque para o sistema adutor da Borborema. “Queremos pegar a água do Rio São Francisco, em Monteiro, reforçar todas as adutoras existentes e levar até o município de Picuí, um projeto ambicioso”, explicou o governador, pontuando que o orçamento chegaria a R$ 600 milhões, um investimento, em sua opinião, necessário para assegurar a segurança hídrica da região.

Ao todo, os recursos poderiam chegar a uma soma que ultrapassaria R$ 1 bilhão, proporcionando construção e manutenção de barragens e ações no saneamento básico das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande. Contudo, Ricardo faz uma advertência: “É preciso que o Governo Federal sinalize positivamente e libere essas negociações, pois não podemos ter a economia estagnada. Não é possível termos um setor privado que não investe e também não termos a possibilidade dos estados investirem por meio desses empréstimos”.

Ele ressaltou ainda que a situação financeira dos estados, não somente da Paraíba, é preocupante. “O Fundo de Participação dos Estados, liberado no dia 10 de junho, sofreu uma redução de 15,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, e uma redução de 52% em relação ao mês de maio, algo impraticável. Ninguém vai conseguir governar e pagar as contas com essa contínua queda de receita que os estados estão sendo obrigados a ter”, analisou Ricardo. Relacionado ao tema, houve também uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, com quem discutiu os detalhes relacionados à redução do chamado Supersimples.

O Supersimples, que é o sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas, está passando por uma atualização, com projeto já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e que aguarda votação no Plenário da Casa. O PLC 125/2015 aumenta os limites de receita bruta anual para que as empresas se enquadrem no programa.

Para Ricardo Coutinho, é preciso analisar com bastante cautela os impactos dessa atualização. “Eu peguei as informações agora, preciso estudar bastante antes de publicizar uma opinião a respeito do assunto”, esclareceu. O governador reconhece que há uma melhoria significativa em relação ao projeto original, que classificou como “impraticável”, mas que espera que a receita dos estados não seja mais impactada do que já é.

“Não temos mais capacidade de perder receita, é preciso considerar isso como algo real e concreto. Os estados que atrasam a folha prejudicam os comércios locais. Nossa luta é manter os salários em dia, perdendo receita mês a mês. É preciso fazer com que os estados possam respirar um pouco, ao mesmo tempo, permitindo que os estados possam investir através desses recursos advindos de financiamentos”, arrematou.

Hospital de Oncologia de Patos – Por fim, Ricardo também se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar exclusivamente da questão do Hospital de Oncologia em Patos, que irá atender a todo o Sertão e a pacientes de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará nos tratamentos de câncer. Para o governador, é preciso criar opções que desobstruam os já superlotados Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, e o Hospital da FAP, em Campina Grande, mas que é preciso de suporte do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo custeio dos tratamentos de doenças de alta complexidade.

“O estado não tem como custear o funcionamento do hospital sozinho, estamos dentro do SUS e ele precisa dar respostas. A Paraíba é, proporcionalmente, o estado com maior rede hospitalar e a menor distribuição per capita de recursos do SUS no país. É um contrassenso, uma conta que não fecha”, explicou Ricardo Coutinho. Dentro de uma semana, o ministro da Saúde se comprometeu em dar uma resposta a respeito da solicitação. “O prédio está concluído e o estado se compromete a comprar os equipamentos. Precisamos da resposta do ministério para poder, efetivamente, abrir esse equipamento tão importante para nosso estado e para nossos estados vizinhos”, concluiu.

 

fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-discute-liberacao-de-recursos-durante-audiencias-em-brasilia/

Vendas do varejo da Paraíba registram 2ª maior taxa de crescimento do NE terça-feira

publicado: 17/06/2016 10h07, última modificação: 09/10/2018 12h56
Apesar do cenário recessivo, as vendas do comércio varejista da Paraíba voltaram a reagir e registraram a 2ª maior taxa de crescimento do Nordeste. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)...

Apesar do cenário recessivo, as vendas do comércio varejista da Paraíba voltaram a reagir e registraram a 2ª maior taxa de crescimento do Nordeste. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado de abril sobre março apresentou alta de 1,6%. O índice ficou atrás apenas do Estado de Sergipe (6,3%), que apresentou a maior taxa do país. O crescimento da Paraíba também ficou bem acima do país (0,5%) no mesmo período de comparação.

De acordo com os dados da pesquisa do IBGE, 18 das 27 unidades da federação registraram crescimento positivo de março para abril, enquanto outras nove unidades tiveram queda. As maiores altas são Sergipe (6,3%), Amapá (3,5%), Paraná (2,9%), Tocantins (2%), Paraíba (1,6%) e o Piauí (1,6%). Já as maiores quedas ficaram com Rondônia (-3,7%) e a Bahia (-1,8%).

Já na comparação de abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) apontou que todas as 27 unidades da Federação apresentaram variações negativas na comparação com o mesmo período do ano anterior, destacando-se em termos de influência no resultado global: São Paulo (-4,8%) e Minas Gerais (-13%), seguidos por Rio de Janeiro (-8,7%) e Rio Grande do Sul (-15,1%). A Paraíba teve a segunda menor queda (-2,1%), atrás apenas de Minas Gerais (-1,3%). Os estados do Norte como Amapá (-15,1%), Rondônia (-14,7%) e Amazonas (14,3%) puxaram as maiores quedas do varejo.A Pesquisa do IBGE visita e avalia os dados de 5.700 empresas em 27 unidades da Federação.

Taxa de vendas do varejo em abril sobre março 2016 do NE

Unidades da Federação da Região Nordeste Taxa %
Sergipe                                                                6,3%
PARAÍBA                                                             1,6%
Piauí                                                                    1,6%
Alagoas                                                               1,3%
Maranhão                                                            0,9%
Pernambuco                                                       -0,4%
Rio Grande do Norte                                          -0,2%
Ceará                                                                 -0,3%
Bahia                                                                  -1,8%
BRASIL                                                               0,5%
Fonte: PMC/IBGE

 

 

fonte: http://paraiba.pb.gov.br/vendas-do-varejo-da-paraiba-reagem-e-registram-2a-maior-taxa-de-crescimento-do-nordeste/

Ricardo anuncia pagamento da primeira parcela do 13º para esta sexta

publicado: 17/06/2016 09h51, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quinta-feira (16), por meio de sua conta no Twitter, que o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais será nesta sexta-feira (17). Mesmo em um momento financeiro difícil, o Governo do Estado realizará o pagamento antes da principal festividade junina: o São João.

O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quinta-feira (16), por meio de sua conta no Twitter, que o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais será nesta sexta-feira (17). Mesmo em um momento financeiro difícil, o Governo do Estado realizará o pagamento antes da principal festividade junina: o São João.

Ricardo destacou que a antecipação da primeira parcela do 13º salário é um compromisso que vem sendo cumprido desde 2005, quando estava ainda à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

No anúncio, o governador destacou ainda que serão injetados na economia do Estado, em pleno período junino, R$ 127 milhões.

fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-anuncia-pagamento-da-primeira-parcela-do-13o-salario-para-esta-sexta-feira/

Grupo de lojistas chega à Paraíba para conhecer produção artesanal e divulgar em cenário nacional

publicado: 14/06/2016 08h30, última modificação: 09/10/2018 12h56
Criar ações para desenvolver o mercado de arte popular e estimular os processos de compra e venda de produtos. São estes os objetivos da comitiva de lojistas

Criar ações para desenvolver o mercado de arte popular e estimular os processos de compra e venda de produtos. São estes os objetivos da comitiva de lojistas que desembarcaram neste domingo (12) em João Pessoa e devem visitar, até o próximo domingo (19), os principais roteiros turísticos da Paraíba na intitulada “Expedição Paraíba: Ascabras no Maior São João do Mundo”.

A participação dos lojistas pode ser conferida de perto através do portal da Associação para o Comércio de Artesanato Brasileiro (Ascabras)  www.ascabras.com.br que, por meio de um rigoroso processo de seleção, apresentam e conhecem as lojas mais descoladas do Brasil e, como formadoras de opinião, acabam levando ao mercado o que existe de melhor na produção artesanal brasileira.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a visita dos empresários facilita a divulgação dos pontos de comercialização dos produtos artesanais paraibanos para o mercado consumidor dos quatro cantos do Brasil. “A visita é bem oportuna, pois nossos artesãos estão produzindo em ritmo acelerado para conseguir atender a demanda de vendas durante o Salão de Artesanato da Paraíba que começa no dia 17 em Campina Grande durante os festejos do maior São João do Mundo”, revelou.

Os empresários são oriundos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Bahia. Após as visitas e compras realizadas na Paraíba, outros lojistas do Brasil poderão efetuar as compras dos produtos via atacado online, o que facilita a aquisição dos produtos artesanais genuinamente paraibanos para revenda em qualquer lugar do país sem o comerciante sair de casa.

Roteiro na Paraíba - Os lojistas vão percorrer mais de 750 km passando pelas cidades de João Pessoa, Bayeux, Itabaiana, Ingá, Cabaceiras, Boa Vista, Serra Branca, Sumé, Monteiro, São João do Tigre, Soledade, Nova Palmeira e finalizando em Campina Grande.

Nesta segunda-feira (13), início da expedição pela Capital, foi possível os lojistas conhecerem de perto o artesanato produzido na Praia do Poço, Jacaré e Feirinha de Artesanato em Tambaú.  Também houve visitas aos ateliers de alguns artesãos, tais como: Silvino da madeira reaproveitadas, seu Baba com bonecas de cabaça e papel machê, as esculturas em madeira do artesão Guariguazi, profissionais de biojóias, marchetaria, tecelagem e cerâmica.

Nesta terça-feira (14), os empresários seguem para Bayeux para visita à oficina de Joca dos Galos, que produz animais com latas recicladas, dos quais o galo é a peça mais conhecida. Depois seguem para Itabaiana, onde visitarão a oficina do artista popular Oziel Dias, produtor de esculturas em madeira. Apenas na sexta-feira (17) os artesãos chegam a Campina Grande onde terão o dia livre para visitar o Mercado Central, Vila do Artesão e participação da abertura do 24º Salão de Artesanato promovido anualmente no mês de junho pelo PAP. Neste dia eles terão que organizar todas as compras, embalar e preparar para envio por transportadora ou pelos correios aos seus respectivos locais de destino.

Os lojistas envolvidos são Projeto Terra (SP), Fuchic (SP), Sambaki (SP), Galeria Arte Brasileira (SP), Xapuri (MG), Oropa-França-Bahia (BA) e Encanto do Tear (AL).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Terça-feira (14/06):

9h – Bayeux (visita a Joca dos Galos, que produz animais com latas recicladas, dos quais o galo é a peça mais conhecida)

10h40 – Itabaiana (oficina do artista popular Oziel Dias, produtor de esculturas em madeira)

12h – Pedra do Ingá

13h50 – Boqueirão (visita a associação de Artesãos e Pequenos Produtores de Boqueirão, no povoado Sítio do Taboado. O grupo é produtor de redes, mantas e outros itens de algodão em tecelagem manual)

15h – Cabaceiras (visita ao artesão Lamarck, à associação Arteza e aos grupos de produção em couro)

Quarta-feira (15/06):

8h30 – Lajedo do Pai Mateus

9h40 – Boa Vista (visita à Cooperativa Artesanal “As Cabritas de Boa Vista”, que trabalha com peças feitas com tecido Chita)

10h30 – Serra Branca (visita a Associação dos Artesãos do Cariri Ocidental que trabalham com cerâmica)

12h00 – Sumé (visita ao artista popular Bento de Sumé, cujas peças são disputadas por lojistas, arquitetos, decoradores e colecionadores de todo o Brasil)

Quinta-feira (16/06):

8h30 – São João do Tigre (visita a ASSOART que produzem peças em renda renascença com intervenção criativa do designer têxtil Renato Imbroisi)

14h – Soledade (visita ao artesão Givanildo que produz esculturas em madeira)

15h – Nova Palmeira (visita a oficina de João Batista, famoso por suas belas frutas e fruteiras em madeira e Márcio Greyck, reconhecido por seus biscoitos de madeira, e também pelos Cactos e pássaros que esculpe)

Sexta-feira (14/06):

08h às 19h – Campina Grande (visita ao Mercado Central, Vila do Artesão, Salão de Artesanato e Parque do Povo)

 

Ricardo inaugura Casa da Cidadania e participa de entrega de escola municipal ampliada pelo Pacto Social

publicado: 07/01/2016 09h57, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho passou a tarde desta segunda-feira (21) visitando o município de São Bento, onde entregou à população uma unidade da Casa da Cidadania e uma escola municipal reformada e ampliada com recursos oriundos do Pacto pelo Desenvolvimento Social.

O governador Ricardo Coutinho passou a tarde desta segunda-feira (21) visitando o município de São Bento, onde entregou à população uma unidade da Casa da Cidadania e uma escola municipal reformada e ampliada com recursos oriundos do Pacto pelo Desenvolvimento Social. Esta foi a 19ª Casa da Cidadania implantada no Estado, com investimentos da ordem de R$ 150 mil.

A partir de agora a população de São Bento dispõe desse serviço, que reúne em um só endereço balcões da Cagepa, Detran, emissão de carteira de identidade, dentre outros serviços. “Em apenas cinco anos nós abrimos 12 Casas da Cidadania, quase o dobro do que havia em 2011 (sete) e é esse o ritmo que a Paraíba tem hoje. Nós estamos fazendo o máximo no mínimo de tempo. Temos o maior respeito e percepção de que esse é o momento da Paraíba avançar”, destacou Ricardo Coutinho.

O governador também participou da entrega das obras da Escola Municipal André Pedro da Silva, que foi reformada e ampliada com recursos oriundos do programa Pacto pelo Desenvolvimento Social, do Governo do Estado. Os recursos somaram R$ 450 mil e a escola ampliou sua capacidade de 340 vagas para cerca de 500 vagas. Ricardo afirmou que já visitou São Bento muitas vezes, levando benefícios e que voltará muitas outras vezes na região porque tem muitas ações do Governo do Estado no município e na região, em parceria com as prefeituras locais.

A vice-governadora Lígia Feliciano avalia que a Casa a Cidadania é um benefício grande para a população. “Em toda a Paraíba a gente vê um governo que trabalha, que vê a Paraíba como um todo, cuidada bem de João Pessoa, de Campina Grande como também de toda pequena cidade paraibana”, afirmou. Ela  disse ainda que o desenvolvimento da Paraíba tem como uma das marcas o Orçamento Democrático Estadual, quando em plenárias o povo e o governo debatem e definem as prioridades de cada região.

O prefeito de São Bento, Genilton Sousa, agradeceu pela parceria e afirmou que “a obra é importante para o município e demonstra o compromisso que o governador Ricardo tem assumido com a cidade e toda a região”.

O aluno Lucas Cauã fez um agradecimento ao Governo do Estado pelas melhorias na escola. “O aumento no número de salas de aula proporcionou a mim e a muitos outros alunos que assim como eu terminaram o 5º ano da primeira fase do ensino fundamental, poder a partir deste ano não precisar sair do nosso bairro para ingressar no ensino fundamental II no centro da cidade. Obrigado governador”, agradeceu.

O deputado estadual Galego Souza afirmou que a Escola Técnica Estadual que está sendo concluída na cidade é uma das mais importantes obras ao lado de tantas outras de rodovias na região. Ele lembrou que  a Escola André Pedro não é a primeira do município a ser reformada pelo Pacto Social do Governo do Estado. “Já foi reformada e ampliada também a Escola Samuel Ramalho”, observou, ressaltando que “a Casa da Cidadania era um sonho de São Bento e agora foi concretizado”.

Governo discute parceria com Pnud para promoção do desenvolvimento sustentável

publicado: 07/01/2016 09h57, última modificação: 09/10/2018 12h56

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ieva Lazareviciute. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre o Estado e o Programa da ONU, com vistas a uma parceria na promoção do desenvolvimento sustentável, em ações relacionadas à agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.

De acordo com a representante do Pnud, Ieva Lazareviciute, esta é uma agenda global à qual o Brasil aderiu em 2015. “Como o governo da Paraíba também está trabalhando em prol desses objetivos de desenvolvimento sustentável, a parceria teria o intuito de procurar agilizar o alcance dos ODS aqui no Estado”, afirma. “Essa agenda foi adotada no âmbito global, mas, para se tornar realidade, é preciso que seja implementada no âmbito local e o Estado é ator importantíssimo nessa integração. Nesse momento preliminar, a gente dialoga com cada estado interessado sobre como seria a possibilidade do nosso apoio, onde seria importante que nós ajudássemos”, complementa. O Pnud já conta com parceria no estado do Piauí e, atualmente, está dialogando também com estados como o Maranhão, Bahia, Goiás, Paraná e São Paulo.

Para o secretário de Planejamento, Waldson Souza, o planejamento do Estado já definido pelo Paraíba 2040 é, ele mesmo, bastante alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, o que coloca a Paraíba em um caminho muito mais avançado que outros estados. “Nós já temos programas importantes que já estão dialogando com os municípios no desenvolvimento dos indicadores sociais da qualidade de vida das pessoas, a exemplo do pacto social que já tem convênio com 220 municípios e já estabelece como contrapartida indicadores sociais que são prioritários”, indicou.

Ainda segundo ele, outros programas também seguem a mesma linha, como o Empreender, que é outra forma de distribuição de emprego e renda; o próprio Orçamento Democrático, como uma forma transparente, democrática e republicana do governo organizar seu orçamento a partir da demanda da população; e outros programas estratégicos de áreas como saúde e educação.

Para o deputado Buba Germano, representante da Assembleia Legislativa da Paraíba na reunião, o grande segredo para o desenvolvimento é a municipalização para que os gestores compreendam a importância da sistematização das informações. “Os objetivos do desenvolvimento sustentável representam o dia a dia e a rotina de uma prefeitura, mas falta sistematizar as informações porque na maioria das vezes não se tem uma equipe técnica, e cabe ao governo e também aos deputados essa parceria, para alimentar os municípios, oferecendo condições de modernização das gestões municipais. Isso, somado a indicadores internacionais, faz com que a média dos estados só cresça”, afirmou.

Participaram da reunião também o secretário de Educação, Aléssio Trindade, a secretária de Saúde, Claúdia Veras, e representantes de instituições como o Sebrae. De acordo com o secretário Waldson Souza, o trabalho iniciado nesta quarta-feira trata-se de um trabalho preliminar, ainda, de avaliação, para análise do que é necessário para viabilização da cooperação com o Pnud. “Nós temos a pretensão justamente de analisar todos os indicadores que nós temos, tecnicamente, e avaliamos o que precisa de avanço, para que possamos construir junto com a ONU os caminhos para viabilizar isso, além da captação de recursos para financiamento de projetos estratégicos que desenvolvam o estado e os municípios”, completou.