Noticias

publicado 07/01/2016 10h41, última modificação 09/10/2018 12h56

Governo lança campanha de valorização e cidadania das mulheres paraibanas

publicado: 06/03/2017 08h08, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, lançará, nesta segunda-feira (6), a campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres...

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, lançará, nesta segunda-feira (6), a campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres, temos vozes e temos vez”. O evento está previsto para as 10h, no Palácio da Redenção, quando será lançado o calendário de ações do Mês de Março, com mais de 40 atividades, desde a área de Educação até Saúde, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

A campanha virtual estreia em mais de 40 portais de comunicação e terá peças virtuais para internet e um spot de rádio que será veiculado em emissoras do interior do Estado. “O conceito da campanha é a valorização de todas as mulheres paraibanas com olhar voltado para diversidade regional, do Litoral ao Sertão, valorizando a potencialidade das comunidades locais, a exemplo das mulheres quilombolas, produtoras rurais, artesãs e profissionais de diversas áreas”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

No evento também serão entregues material de comunicação para Gestão de Políticas Públicas para as Mulheres – banner, caderno de textos, faixas, placas de sinalização e cartazes – para gestoras de 40 municípios que assinaram Termo de Compromisso com o Governo do Estado para a implantação de órgãos de políticas públicas específicas para mulheres e igualdade de gênero. No final de março, serão entregues equipamentos e mobiliários aos 40 municípios.

As gestoras também receberão um kit digital da campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres, temos vozes e temos vez” para adaptarem e utilizarem nos seus contextos locais. “O Governo do Estado atingiu a meta de ampliação em 200% de municípios que estão executando políticas públicas para mulheres. Saiu de 16 municípios em 2011 para 48 cidades em 2016. O Governo do Estado continuará incentivando a adesão das prefeituras em 100%”, explica a secretária.

Saúde – Como estratégia de política púbica na área de saúde da mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, fará parceria com o projeto Caravana Círculo do Coração e oferecerá obstetras para atender mulheres grávidas com foco na promoção da saúde materna e redução dos índices de mortalidade materna no Estado. Em 2016, o número de morte materna chegou a 43. Em 2015 foram registrados 32 mortes de mulheres.

Na área de Educação, serão lançadas duas cartilhas educativas para professores e alunos com temas sobre o enfretamento da violência contra mulheres. De 13 a 17 de março, um total de 760 escolas estaduais do Estado realizará atividades pedagógicas utilizando as cartilhas mobilizando a rede estadual de educação. As cartilhas serão na escola cidadã Heliton Santana, no município de Santa Rita, quando será apresentada a campanha Quem Ama Abraça, do Instituto Avon.

As 13 unidades de Delegacias Especializadas das Mulheres realizarão intervenções de ruas, com panfletagem e alerta sobre a importância de denunciar casos de violência, enquanto o programa Mulher Protegida fará entrega dos dispositivos móveis. Em 2016, houve redução de 14,2% de homicídios de mulheres em relação a 2015 e uma redução acumulada de 34% desde 2011.

Ricardo realiza visita técnica ao Parque Linear Parahyba

publicado: 06/03/2017 08h03, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho visitou, neste domingo (5), o Parque Linear Parahyba, localizado na zona de preservação ambiental e paisagismo, no bairro do Bessa...

O governador Ricardo Coutinho visitou, neste domingo (5), o Parque Linear Parahyba, localizado na zona de preservação ambiental e paisagismo, no bairro do Bessa, em João Pessoa. O Parque representa um investimento de quase R$ 3 milhões em sua primeira etapa e foi projetado para ser uma nova opção de lazer para os moradores da área.

O empreendimento, que será inaugurado ainda este mês, possui calçadas de contorno em todo seu perímetro, áreas com playground e academias ao ar livre, ciclovia, estacionamentos, iluminação, campos e quadras de areia, entre outros equipamentos.

Na ocasião, Ricardo destacou os benefícios do projeto. “Neste espaço não existia nada e agora temos um local que melhora a qualidade de vida da população. O parque tem que ter esporte, jogos, tem que ser inclusivo para pessoas com deficiência, aqui temos um parque sensitivo, estamos montando uma área onde até os odores das plantas deverão estar presentes para as pessoas com deficiência visual. Enfim, quando observarmos dá para ver a grande mudança que aconteceu neste local. Além do Parque Parahyba, vamos inaugurar, também este mês, o Parque Bodocongó em Campina Grande”, adiantou.

Ricardo ainda lembrou que o projeto do Parque Linear Parahyba foi criado em 2010 por meio de decreto quando ele era prefeito de João Pessoa. “Este Parque Parahyba foi pensado quando eu ainda era prefeito, antes de sair assinei uma lei, mas ele não foi implantado posteriormente. Resolvemos então, fazer esta obra. Queremos que a comunidade cuide deste espaço com o sentimento de que este ambiente pertence a todos”, observou.

De acordo com a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, o Parque Linear Parahyba era uma demanda antiga da população e foi feito para atender às necessidades da comunidade com várias opções de lazer. “O Parque tem academia, espaço para cães, jardim sensitivo, brinquedos para crianças, inclusive para aquelas com dificuldade motora. A inauguração será na próxima semana, mas a população já está usufruindo dos equipamentos que chegaram para transformar essa área de preservação ambiental, dando mais qualidade de vida aos moradores”, concluiu.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, acompanhou a visita e comentou que o Parque Linear Parahyba é mais um empreendimento que mostra a preocupação do Governo do Estado com os paraibanos. “Este Parque veio para criar um espaço onde as famílias podem se reunir. Ainda nem foi inaugurado mas o sucesso do empreendimento já é total. Antes faltava a estrutura, mas o Governo do Estado fez e vai entregar esta grandiosa obra, onde basta olhar o semblante dos moradores para perceber a importância que tem para todos”, pontuou.

“Moro aqui há 10 anos e muitos moradores pediram que algo fosse feito para melhorar este espaço. Graças a Deus, o governador atendeu nosso pedido. Esse Parque está maravilhoso, agora as crianças brincam aqui, os idosos fazem caminhada, enfim, ficou bom demais”, comemorou a professora Carla Santos.

 

Ricardo visita obras de recepção das águas do Rio São Francisco na Paraíba.

publicado: 06/03/2017 08h00, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho vistoriou, nesta sexta-feira (3), algumas obras que integram o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco...

O governador Ricardo Coutinho vistoriou, nesta sexta-feira (3), algumas obras que integram o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, maior ação de infraestrutura hídrica do país. Inicialmente, ele visitou a Estação de Bombeamento (EBV-6), em Sertânia, no estado de Pernambuco, que já recebe as águas do São Francisco. Em seguida, foi até a cidade de Monteiro, onde visitou o açude São José e por fim, vistoriou a Barragem de Camalaú, onde um canal está sendo feito para facilitar a passagem das águas.  O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, auxiliares do Governo, deputados estaduais e lideranças da região também participaram da visita às obras.

Na ocasião, Ricardo Coutinho comentou que o desejo de todos é ver as águas do São Francisco chegando e resolvendo o problema da falta de água na região. Para o governador, a transposição é uma obra estruturante e que vai modificar o perfil do semiárido nordestino. “Na semana que vem, as águas chegam à Paraíba, primeiro em Monteiro e região e depois em Boqueirão, normalizando o abastecimento de toda aquela região. Em seguida, a água desce pra Acauã e vai chegar até o norte do Estado, portanto, a Paraíba vai ter daqui a uns anos uma redenção do semiárido, com uma nova porta aberta para o desenvolvimento. Fizemos nossa parte e está tudo dentro do esperado. A maior parte dos investimentos é na distribuição das águas. Temos uma vasta rede de adutoras. É importante dizer que a adutora Camalaú/São João do Tigre/Zabelê e a de Boqueirão/Barra de São Miguel/Riacho de Santo Antônio/Alcantil são obras do PAC estiagem e serão retomadas. Foram oito obras do PAC e a Paraíba foi o único Estado que cumpriu todas as obras, seis já estão prontas e duas estão em andamento”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, disse que a chegada das águas do São Francisco será a realização do sonho da população que sofre com a seca. “Muitos não acreditavam, mas agora estão vendo que a Paraíba será beneficiada com as águas do Rio São Francisco. A Assembleia tem procurado dar todo o apoio possível, votando as matérias com agilidade para que o ritmo de obras pela Paraíba continue. Só na área hídrica foram mais de 1.100 km de adutoras que o Governo do Estado investiu, contribuindo assim para que a transposição se torne uma realidade nas casas dos moradores”, observou.

Já o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, lembrou que o Governo do Estado executa um conjunto de obras complementares à transposição que somam cerca de R$ 1,4 bilhão. “Esperamos que toda essa estrutura hídrica esteja pronta até o final do ano, com exceção da etapa final do canal Acauã-Araçagi, que só ficará pronto no próximo ano. São cerca de R$ 1,4 bilhão investidos na segurança hídrica, são obras desde esgotamento sanitário, implantação de um grande programa de adutoras, em torno de 1.127 km de adutoras, dos quais 580 km estão associados à transposição. E são estas obras que vão permitir que as águas cheguem às residências da população”, pontuou.

Aproximadamente 96% do Projeto de Integração do Rio São Francisco está concluído. Em torno de 5,6 mil trabalhadores atuam, nesta reta final, nos dois eixos de transferência de água (Norte e Leste). São mais de 2,3 mil máquinas em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento. O projeto beneficia mais de 12 milhões de habitantes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Entenda o caminho das águas

As águas oriundas do Programa de Integração do Rio São Francisco PISF, por meio do Eixo Leste, estão chegando neste mês de março ao alto Rio Paraíba no município de Monteiro, sendo conduzidas pelo próprio rio até a Barragem Boqueirão (Presidente Epitácio Pessoa), seguindo até a Barragem Acauã, beneficiando nesse primeiro momento aproximadamente 900 mil pessoas em toda a região do Cariri e região metropolitana de Campina Grande – um total de 44 municípios. As águas assegurarão o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem estar humano e do desenvolvimento socioeconômico.

O primeiro manancial a receber as águas do PISF será a Barragem de Poções, o qual já poderá atender as necessidades da população do município de Monteiro, uma vez que a cidade já possui sistema adutor com tratamento da água.

Pelo caminho das águas no Rio Paraíba, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba – Cagepa já projetou e está executando obras de caráter emergencial, como uma estrutura de captação no leito do rio para integrar-se ao Sistema Adutor do Congo, uma vez que o manancial que abastece esse sistema adutor encontra-se em colapso. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até no máximo 30 dias, beneficiando aproximadamente 58 mil habitantes nos municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Amparo, Prata, Ouro Velho, Coxixola, Gurjão, Santo André, Parari, São José dos Cordeiros e Livramento.

Em seguida, a água do São Francisco segue pelo Rio Paraíba passando pelas Barragens Camalaú e Boqueirão. Estima-se que esse trajeto de aproximadamente 130 km leve em torno de 30 a 45 dias.

Com a chegada das águas à Barragem de Boqueirão, o qual se encontra com apenas 4,0% da sua capacidade de acumulação, as águas do Rio São Francisco já beneficiarão aproximadamente  716 mil habitantes, em um total de 18 municípios: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras, destacando a segunda maior cidade da Paraíba, o município de Campina Grande.

As águas ainda seguirão pelo rio até a Barragem Acauã e beneficiarão, ainda nesse primeiro momento, os sistemas adutores com captação na referida barragem, em um total de 12 cidades, aproximadamente 132 mil pessoas. Destacamos a construção do Canal das Vertentes Litorâneas que tem sua captação na referida Barragem e que com a sua conclusão beneficiará mais 630 mil habitantes.

Ricardo abre ano letivo com entrega de ônibus, kit para alunos e escolas

publicado: 06/02/2017 08h30, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho abre oficialmente, nesta segunda-feira (6), às 10h, o ano letivo 2017 da rede estadual ensino...

O governador Ricardo Coutinho abre oficialmente, nesta segunda-feira (6), às 10h, o ano letivo 2017 da rede estadual ensino. O evento acontecerá na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na Capital, quando também será feita entrega de material e ônibus escolar. Na terça-feira (7), o governador vai à Campina Grande fazer a abertura das atividades escolares, com a inauguração de reforma e ampliação de cinco escolas, com um investimento superior a R$ 28 milhões.

Em João Pessoa, na solenidade de abertura do ano letivo serão entregues kits estudantis, com  mochila, fardamento e agenda escolar. Ainda haverá a entrega de kits do projeto Mente Inovadora, que será desenvolvido durante o ano em 44 escolas de ensino fundamental de João Pessoa e Campina Grande, num investimento de R$ 17,5 milhões. Serão entregues também dois ônibus escolares para as escolas técnicas da Capital e de Bayeux, como parte de uma aquisição de 24 ônibus, que serão distribuídos posteriormente com as outras escolas técnicas e as 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), no valor de R$ 5,8 milhões.

Em Campina Grande, às 10h da terça-feira (7), o governador Ricardo Coutinho inaugura a reforma e ampliação da Escola Professor Anésio Leão, onde acontecerá o evento que marca a abertura do ano letivo na região. Durante a solenidade, o governador inaugura simbolicamente as reformas e ampliações da Escola Virginius da Gama e Melo, da Escola Carlos Drummond de Andrade, da Escola de Aplicação e reforma na Escola Estadual Elpídio de Almeida (Prata), com investimento de R$ 4,7 milhões. Haverá também a entrega de kits estudantis, mochila, fardamento e agenda do aluno e dos kits do projeto Mente Inovadora e de dois ônibus escolares.

Ricardo participa da solenidade de posse dos novos dirigentes do TCE

publicado: 06/02/2017 08h26, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (3), da solenidade de posse dos conselheiros André Carlo Torres Pontes...

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (3), da solenidade de posse dos conselheiros André Carlo Torres Pontes, como presidente, Arnóbio Alves Viana, na vice-presidência, e Fábio Túlio Nogueira como novo corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao edifício sede do TCE, em João Pessoa. Também estiveram presentes, a vice-governadora Lígia Feliciano, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia e outras autoridades.

Na ocasião, também foi empossado o conselheiro Arthur Cunha Lima na Ouvidoria e o conselheiro Marcos Antônio Costa foi reconduzido na Coordenadoria Geral da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), cargo que já vem exercendo desde que assumiu como membro efetivo do TCE. Já os conselheiros Fernando Rodrigues Catão e Antônio Nominando Diniz assumiram como presidentes da 1ª e 2ª câmaras, respectivamente.

O governador Ricardo Coutinho cumprimentou o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado e demais dirigentes do TCE e comentou que espera a continuidade e o avanço do trabalho desenvolvido pelo órgão. “O conselheiro André Carlo é, reconhecidamente, um técnico extremamente qualificado que conseguiu a condição de conselheiro em função da sua carreira dentro do TCE. Isso faz com que o Tribunal possa dar passos visando ser mais eficiente, porque esse tem que ser o objetivo de todo órgão público. Além disso, o TCE deve visar atender melhor as prefeituras e ao próprio Estado, buscando a fiscalização e a correção na execução dos atos. Acredito que doutor André Carlo tem todas as características para tornar este órgão cada vez mais essencial”, disse Ricardo.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, o TCE ganha muito com a chegada do conselheiro André Carlo na presidência. “Quando André Carlo assumiu o cargo de conselheiro, fiz elogios na Assembleia Legislativa, durante uma sabatina no plenário. E conhecendo, como já conhecemos, o currículo dele, sabemos que é competente e temos a certeza que fará um extraordinário trabalho na presidência do TCE”, pontuou.

Na cerimônia, o conselheiro Nominando Diniz, em nome da Corte do Tribunal de Contas, fez a saudação ao novo presidente, André Carlo Torres. A procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz falou pelo Ministério Público de Contas e o advogado Rômulo Araújo Montenegro representando a Ordem dos Advogados do Brasil.

Após ser empossado, o conselheiro presidente André Carlo Torres Pontes, fez seu pronunciamento e agradeceu o apoio de todos que o incentivaram. “O Tribunal de Contas é um órgão de vanguarda, então estar na presidência do TCE é um desafio que aceito com muita honra e gratidão aos que me apoiaram. O que nos tranquiliza é que aqui existe um corpo técnico bastante qualificado, um corpo de conselheiros titulares, substitutos e de procuradores que formam um conjunto harmônico, o que faz com que o trabalho seja facilitado. O TCE desponta no cenário nacional, então quem assume a função de presidência tem a grande responsabilidade de manter essa tradição do TCE e procurar aprimorar o órgão, cada vez mais. Em 2017, completo 20 anos de Tribunal e pude aqui experimentar várias áreas de atuação, o que me deixa confortável em assumir a direção da Casa”, afirmou.

A solenidade de posse do conselheiro presidente André Carlo Torres Pontes foi encerrada com a apresentação da cantora Dalva Torres com o Coral do Tribunal de Contas do Estado e, em seguida, foi a vez do poeta Oliveira de Panelas declamar versos em homenagem ao novo dirigente do TCE.

Orquestras Sinfônicas da Paraíba iniciam inscrições de músicos instrumentistas para temporada 2017

publicado: 11/01/2017 08h22, última modificação: 09/10/2018 12h56
As inscrições para seleção de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba começaram nessa segunda-feira (9)...

As inscrições para seleção de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba começaram nessa segunda-feira (9) e seguem até o próximo dia 26 de janeiro. A seleção visa compor os quadros das duas orquestras paraibanas ao longo da temporada 2017. Para a profissional, são disponibilizadas 25 vagas temporárias e para a Jovem são 70 oportunidades na condição de bolsistas mais seis para solistas. As inscrições são gratuitas, sendo realizadas exclusivamente on-line.

As convocatórias para as duas orquestras foram publicadas na edição do dia 20 de dezembro de 2016 do Diário Oficial do Estado. O objetivo é selecionar músicos profissionais e estudantes para atuarem no período de março a dezembro de 2017 na condição de bolsista. Os editais, assim como os formulários, devem ser acessados pelo site www.paraiba.pb.gov.br. A documentação exigida no item 3.4 do edital deve ser enviada por e-mail (ospb.gov@gmail.com). Os links para download dos editais, manual do candidato e ficha de inscrição seguem abaixo.

Orquestra profissional – As audições acontecerão no dia 9 de fevereiro, às 8h, 14h e 18h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, com os horários agendados de acordo com os instrumentos. A contratação será por prazo determinado, finalizando em 30 de dezembro, podendo ser rescindida a qualquer tempo, por ambas as partes. Os músicos classificados receberão remuneração mensal no valor de R$ 2.200.

O processo de seleção se dará em etapa única, que compreende a execução da peça de confronto disponibilizada pela OSPB e uma peça de livre escolha do candidato. A banca examinadora será composta pelo maestro da orquestra, dois professores da área de cordas, dois professores da área das madeiras, dois professores da área de metais, dois professores da área de percussão e dois professores de piano para avaliar por sessão da orquestra. Esses poderão ser convidados do Conselho Artístico da OSPB ou professores de instituições de ensino reconhecidas.

Orquestra Jovem – Anualmente, as 70 bolsas da OSJPB são disponibilizadas para novos alunos por meio de seleção pública, bem como seis oportunidades para músicos interessados em atuar como solistas da temporada. O valor mensal da bolsa é de R$ 700. Já o cachê de solista é de R$ 1.000.

Estão habilitados a participar da convocatória os estudantes de música de todo o Estado da Paraíba e demais estados brasileiros, com idade entre 14 e 30 anos. Para candidatos a solistas, junto com a documentação exigida, é necessário enviar um link com vídeo e áudio de sua atuação. As audições acontecerão nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 8h e 14h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com os horários agendados de acordo com os instrumentos.

 

Serviço:

Seleção de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Inscrições: 9 a 26 de janeiro de 2017

Vagas: 25 vagas

Audições: 9 de fevereiro, às 8h, 14h e 18h, de acordo com os instrumentos

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Remuneração: R$ 2,2 mil (mensal)

 

Seleção de músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Inscrições: 9 a 26 de janeiro de 2017

Audições: 7 e 8 de fevereiro, às 8h e 14h, de acordo com os instrumentos

Remunerações: R$ 700 (mensal/bolsista) e R$ 1.000 (apresentação/solista)

Informações: 3211-6228

Editais e formulários: http://paraiba.pb.gov.br/cultura/funescpb/

Informações e envio de documentação e formulário: ospb.gov@gmail.com

 

Exposição “Performance: Cia.” abre programação anual da Galeria Archidy Picado

publicado: 06/01/2017 08h43, última modificação: 09/10/2018 12h56
Galeria Archidy Picado abre o calendário de 2017 com a exposição “Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes...

A Galeria Archidy Picado abre o calendário de 2017 com a exposição “Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes. A abertura acontece na quinta-feira (19), às 19h. O período de visitação se estende até 7 de março. A entrada é gratuita.

Criada e executada pelos artistas Conceição Myllena e Flaw Mendes, esta performance versa sobre o processo de (des)construção da escrita. Nela, se dialoga o pensamento lexical como ferramenta de uma poética resultante do encontro de ‘universos’, que se retroalimentam na palavra convertida em imagem.

A dinâmica da ação acontece quando os dois artistas se posicionam um ao lado do outro, sentados em cadeiras que ficam de frente para uma mesa, na qual está uma folha de papel em branco e um lápis-objeto (desenvolvidos por eles, um lápis em forma de ‘Y’, possui dois cabos e uma ponta). Os artistas seguram tal objeto e, silenciosamente, põem-se a escrever simultaneamente. Uma ação que entrelaça sentidos e produz uma escrita sobre o papel.

O fluxo do pensamento em convergência; o resultado de sobreposições, a coautoria nas conduções, intuem a construção de uma narrativa. A ação gera uma imagem na folha de papel, que guarda a grafia dos participantes, e se revela uma espécie de caligramas.

A ‘escrevivência’ em companhia traz à tona outras leituras, que se dão a partir do contato múltiplo, visto que os caligramas formados são fissuras da colisão de individualidades. É o acaso metaforizando na escrita um relacionamento em processo.

Serviço:

“Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes

Abertura: 19/01/2017

Hora: 19h

Período de visitação: 19/01 a 07/03/2017

Local: Galeria de Arte Archidy Picado

 

Salão de Artesanato da Paraíba realiza sua 25ª edição a partir do dia 18

publicado: 06/01/2017 08h40, última modificação: 09/10/2018 12h56
A 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba acontece este ano entre os dias 18 e 29 de janeiro, no Espaço Cultural...

A 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba acontece este ano entre os dias 18 e 29 de janeiro, no Espaço Cultural, com o tema “Raiz cultural de um povo”. O evento, uma realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), contará com cerca de 400 artesãos, representando um total de mais de 3 mil profissionais envolvidos, apresentando peças produzidas com materiais como algodão colorido, madeira, metal, osso, fios, pedras e produtos como cordel, xilogravura e comidas regionais.

A abertura do Salão de Artesanato da Paraíba será às 19h do dia 18 deste mês. Nos demais dias do evento, as visitas poderão ser feitas das 16h às 22h. A expectativa dos organizadores é que 50 mil pessoas passem pelo Espaço Cultural para conhecer de perto os trabalhos dos artesãos paraibanos.

Durante a feira, serão homenageados 15 artesãos de diversas localidades do estado: Clovis Martins (Guarabira), Lindalva Maria Andrade Néri (Gurinhém), Maria Nazaré Neres (Baía da Traição), Gilma Pereira de Oliveira (Caaporã), Carmelita Anunciada da Silva (São Sebastião do Umbuzeiro), José Sales (Boqueirão), Lourdes Diniz (Campina Grande), João Batista Barreto (Nova Palmeira), João Avelino (Campina Grande), Emiliano Alves Pereira (Monteiro), João de Deus Cavalcante (João Pessoa), Joca dos Galos (Araçagi), Maria José Rodrigues Pereira (Serra Branca) e Chico Ferreira (Catolé do Rocha).

“Eles trabalham com materiais como madeira, ferro, couro, brinquedo popular, renda renascença, algodão colorido, que são alguns dos mais significativos do nosso artesanato. Eles são alguns dos representantes que trabalham há bastante tempo com isso, alguns com mais de 40 anos de ofício. Os trabalhos deles trazem uma raiz cultural de sua comunidade, da Paraíba, com os costumes que preservam e mantêm renovados”, comenta a gestora do PAP, Lu Maia.

Em uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Empreender-PB e o Procon-PB, foram investidos mais de R$ 500 mil para a realização da edição. O Salão também conta com o apoio da Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) na capacitação e conscientização dos artesãos da gastronomia, como um primeiro passo para que os pequenos produtores se organizem e ofereçam seus produtos com registro.

PAP – O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) foi instituído no ano de 2003, por meio do decreto nº 26.647, para a preservação da cultura paraibana e sua identidade, fomentando o artesanato local, trazendo investimentos para educação e capacitação dos artesãos. Assim, este também faz o papel de incentivar o desenvolvimento econômico e incluir socialmente os artesãos cadastrados no PAP contribuindo assim para o desenvolvimento econômico local.

Com o intuito de valorizar e manter a qualidade do produto artesanal da Paraíba em 2004 foi instituída a Curadoria do Artesanato. Este setor é responsável por analisar, qualificar e registrar os artesãos e seus produtos. Com isso a inclusão social do artesão fica garantida bem como a preservação da cultura local.

Ricardo entrega reforma do Teatro Santa Roza nesta quinta-feira

publicado: 22/12/2016 09h19, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho entrega à população, nesta quinta-feira (22), a mais nova e abrangente reforma da história do Teatro Santa Roza, palco da cultura de João Pessoa e da Paraíba...

O governador Ricardo Coutinho entrega à população, nesta quinta-feira (22), a mais nova e abrangente reforma da história do Teatro Santa Roza, palco da cultura de João Pessoa e da Paraíba. A solenidade está prevista para as 19h, com encenação da peça “Como nasce um cabra da peste”. O teatro, patrimônio material do Estado e uma das riquezas culturais mais importantes da Paraíba, recebeu intervenções em todo o prédio e contou com investimento total de quase R$ 4,5 milhões.

“Vamos finalmente entregar o Teatro Santa Roza completamente reformado”, afirmou Ricardo Coutinho no programa radiofônico ‘Fala Governador’. Ao total, a área de recuperação no teatro é de 2.243,22m². O valor do investimento da primeira etapa foi de R$ 883.976,60 e na segunda, R$ R$ 1.710.483,41. A terceira e considerada a mais importante etapa, que consistiu na compra e montagem da caixa cênica – o “coração” do palco teatral – bem como cenotecnia, iluminação e sonorização, teve investimento de R$ 1.866.426,05, totalizando R$ 4.460.886,06 para reformar o mais antigo teatro de João Pessoa, quinto mais antigo do Brasil e patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Restauração - Foram realizados no processo de reforma: recuperação na coberta do teatro, polimento no piso em taco de madeira, recuperação nos lambris, recuperação e/ou substituição de janelas e portas inclusive dos camarins, restauração da fonte lateral, revisão na rede elétrica com especial atenção aos lustres do salão, revisão na rede hidro sanitária, modernização da instalação de prevenção e combate a incêndio, recuperação dos banheiros, troca de todo o sistema de climatização, bem como colocação de um novo grupo gerador, retirada com substituição da coberta em telha canal do palco externo, novo projeto de iluminação da fachada e do entorno teatro e toda sua pintura interna e externa.

Na conclusão da reforma, com a cenotecnia e sonorização, a obra foi contemplada com novo revestimento cênico, varas de luz, equipamentos de luz, área para guarda de equipamento, área para dimmerbox, substituição de varandas e passarelas na caixa cênica, iluminação de serviço dentro da caixa cênica, nova escada elicoidal para acesso as varandas e passarelas, novo urdimento, sistema de microfone wireless uhf, polarização cardioide, transmissor de mão slx, receptor wh30, seleção de 960 frequências e resposta de 50hz a 16khz, misturador de seis canais com dois amplificadores de 120wrms digital, mixer de áudio digital de 32 canais de áudio, oito canais analógicos auxiliares.

Patrimônio - Em novembro deste ano, o Teatro Santa Roza completou 127 anos de existência, reunindo, neste mais de um século história, momentos importantes da sociedade paraibana. O espaço foi palco de acontecimentos políticos, históricos e culturais. Esta nova reforma deverá levar o espaço a outro patamar de utilização.

Adriana Pio, diretora do Santa Roza, explica que justamente pelo tombamento, com a reforma, não haverá mudança na capacidade de público ou alteração na estrutura da edificação do teatro. Porém, é um equipamento com ótima capacidade de atender ao público e apresentações artísticas. A plateia está configurada com 427 assentos; sendo 224 dispostos nos camarotes dos dois pavimentos, 194 no térreo, três para deficientes físicos, três para obesos e três no camarote do governador do Estado.

Para Simone Guimarães, diretora da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), esta é mais uma obra que coloca a Paraíba na rota cultural nacional. “Esta obra foi feita com zelo, cuidado, pensando no patrimônio que o teatro representa, incluindo orientação do Iphaep. A climatização é toda nova, as novas cortinas recuperaram o glamour original do espaço, entre várias restaurações. Tudo para proporcionar à população grandes apresentações”, relatou a superintendente.

História – O Teatro Santa Roza foi palco de importantes acontecimentos artísticos e históricos da Paraíba, como a assembleia que concebeu a bandeira do Estado; a sessão da Assembleia Legislativa que mudou o nome da capital estadual de Paraíba para João Pessoa – em homenagem ao então presidente (governador) assassinado em 26 de julho de 1930; e ainda funcionou como cineteatro no período de 1911-1941.

A Fundação Joaquim Nabuco, entidade vinculada ao Ministério da Educação, informa que a pedra fundamental para a sua construção foi oficialmente lançada em 2 de agosto de 1852, por meio da Lei Provincial nº 549, durante o governo de Francisco Teixeira de Sá. A edificação ficou sob a responsabilidade da Sociedade Particular Santa Cruz, sendo suspensa em 1882, por falta de recursos financeiros.

A obra foi retomada durante o governo provincial de Francisco da Gama Roza, de onde vem o nome “Theatro Santa Roza”. Existe uma polêmica do “S” e do “Z” na grafia da palavra Roza. Uns defendem que deve continuar com Z por ter sido uma homenagem ao então governador Francisco da Gama Roza e outros, com S, que é a forma etimologicamente correta, proveniente do latim rosa. Há ainda quem defenda que o nome do político Gama Roza se grafava com ‘S’, como a historiadora Fátima Araújo, que lançou um livro sobre a história do Teatro. Atualmente, no entanto, a grafia da fachada segue com ‘Z’.

O espaço foi inaugurado no dia 3 de novembro de 1889, ocasião em que foi apresentado o drama “O Jesuíta – ou O Ladrão de Honra”, de Henrique Peixoto. Doze dias depois da inauguração do teatro, foi proclamada a República no país e Francisco da Gama Roza perdeu seu mandato.

Venâncio Neiva, o primeiro governante republicano da Paraíba, mudou o nome do local para “Teatro do Estado”, ato posteriormente revogado. O político João Pessoa, então candidato à vice-presidência do Brasil, quis mudar a sua localização por considerar aquela área, na época, marginalizada. Todavia, ele foi assassinado antes de conseguir executar o seu plano.

O edifício – que por dentro assemelha-se à proa de um navio – está voltado para o sul e situado no antigo Campo do Conselheiro Diogo, hoje Praça Pedro Américo, centro de João Pessoa. O Teatro é um monumento representativo da arquitetura civil de seu tempo, tem estilo neoclássico com influência greco-romana.

Para a construção das paredes foram utilizadas pedras calcárias e para os camarotes e revestimento interno, madeira do tipo Pinho de Riga – hoje considerada madeira nobre. Na época do Brasil Colônia e Império era usada como lastro de rolete em navios que vinham da Europa e descartada quando as embarcações chegavam ao cais do porto de destino, sendo reaproveitadas na construção civil.

Para um teatro com mais de 120 anos, é natural que ao longo desse tempo tenha passado por várias reformas e restaurações, porém todas as intervenções arquitetônicas tiveram a preocupação de conservar o estilo original. O teatro, tombado igualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é considerado ícone da cultura paraibana e patrimônio do Estado, vinculado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Programação futura – Assim como ocorre no Espaço Cultural de João Pessoa, a diretoria do Santa Roza – juntamente com a Funesc e Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – afirmou que em breve será lançado um edital de ocupação que ajudará a compor a programação cultural do teatro após a reforma.

Governo discute parceria com Pnud para promoção do desenvolvimento sustentável

publicado: 15/12/2016 09h25, última modificação: 09/10/2018 12h56
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)...

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ieva Lazareviciute. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre o Estado e o Programa da ONU, com vistas a uma parceria na promoção do desenvolvimento sustentável, em ações relacionadas à agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.

De acordo com a representante do Pnud, Ieva Lazareviciute, esta é uma agenda global à qual o Brasil aderiu em 2015. “Como o governo da Paraíba também está trabalhando em prol desses objetivos de desenvolvimento sustentável, a parceria teria o intuito de procurar agilizar o alcance dos ODS aqui no Estado”, afirma. “Essa agenda foi adotada no âmbito global, mas, para se tornar realidade, é preciso que seja implementada no âmbito local e o Estado é ator importantíssimo nessa integração. Nesse momento preliminar, a gente dialoga com cada estado interessado sobre como seria a possibilidade do nosso apoio, onde seria importante que nós ajudássemos”, complementa. O Pnud já conta com parceria no estado do Piauí e, atualmente, está dialogando também com estados como o Maranhão, Bahia, Goiás, Paraná e São Paulo.

Para o secretário de Planejamento, Waldson Souza, o planejamento do Estado já definido pelo Paraíba 2040 é, ele mesmo, bastante alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, o que coloca a Paraíba em um caminho muito mais avançado que outros estados. “Nós já temos programas importantes que já estão dialogando com os municípios no desenvolvimento dos indicadores sociais da qualidade de vida das pessoas, a exemplo do pacto social que já tem convênio com 220 municípios e já estabelece como contrapartida indicadores sociais que são prioritários”, indicou.

Ainda segundo ele, outros programas também seguem a mesma linha, como o Empreender, que é outra forma de distribuição de emprego e renda; o próprio Orçamento Democrático, como uma forma transparente, democrática e republicana do governo organizar seu orçamento a partir da demanda da população; e outros programas estratégicos de áreas como saúde e educação.

Para o deputado Buba Germano, representante da Assembleia Legislativa da Paraíba na reunião, o grande segredo para o desenvolvimento é a municipalização para que os gestores compreendam a importância da sistematização das informações. “Os objetivos do desenvolvimento sustentável representam o dia a dia e a rotina de uma prefeitura, mas falta sistematizar as informações porque na maioria das vezes não se tem uma equipe técnica, e cabe ao governo e também aos deputados essa parceria, para alimentar os municípios, oferecendo condições de modernização das gestões municipais. Isso, somado a indicadores internacionais, faz com que a média dos estados só cresça”, afirmou.

Participaram da reunião também o secretário de Educação, Aléssio Trindade, a secretária de Saúde, Claúdia Veras, e representantes de instituições como o Sebrae. De acordo com o secretário Waldson Souza, o trabalho iniciado nesta quarta-feira trata-se de um trabalho preliminar, ainda, de avaliação, para análise do que é necessário para viabilização da cooperação com o Pnud. “Nós temos a pretensão justamente de analisar todos os indicadores que nós temos, tecnicamente, e avaliamos o que precisa de avanço, para que possamos construir junto com a ONU os caminhos para viabilizar isso, além da captação de recursos para financiamento de projetos estratégicos que desenvolvam o estado e os municípios”, completou.

 

PIB da Paraíba cresceu 2,9% em 2014 e 19,7% em quatro anos

publicado: 28/11/2016 11h37, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu 2,9% em 2014 e acumulou alta de 19,7% na série 2010-2014...

O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu 2,9% em 2014 e acumulou alta de 19,7% na série 2010-2014, sendo o 6º que mais cresceu no Brasil e o 3º no Nordeste. A informação é do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), responsável pela elaboração do indicador econômico no estado, a partir de metodologia do IBGE. De acordo com o Instituto, os setores da Indústria e o de Serviços foram os que mais contribuíram para o crescimento econômico do estado, com desempenhos positivos de 5,1% e 1,5%, respectivamente.

“O desempenho da Paraíba é considerado bom, tendo e vista que a economia brasileira ficou praticamente estável variando 0,5% no mesmo período”, destacou o gerente do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ideme, Carlos Gonçalo, acrescentando que sob a ótica da produção, o crescimento verificado foi decorrente dos aumentos de 2,1% do valor adicionado a preços básicos e de 8,7% nos impostos sobre produtos, líquidos de subsídios, e refletiu o desempenho real positivo dos três setores de atividades econômicas: Indústria (5,1%), Serviços (1,5%) e Agropecuária (1,2%).

O crescimento dos impostos, segundo Carlos Gonçalo, deveu-se ao acréscimo de 1,7 pontos percentuais na participação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), tributo de maior peso na arrecadação estadual, representando 73,7% em 2014.

Considerando todo o período da nova série 2010-2014, verificou-se que a economia paraibana continua crescendo anualmente mais que a do Brasil e sua participação no PIB nacional subiu de 0,87% para 0,92% em 2014. Corroboraram para tanto o desenvolvimento e o crescimento dos dois setores econômicos mais expressivos do estado: a Indústria, que acumulou crescimento de 40,4% e os Serviços que acumularam 13,6%. Destaque-se que os Impostos, nesse mesmo período, registraram um aumento real acumulado de 37,9%.

PIB per capita - O PIB per capita paraibano também apontou bom crescimento em termos nominais (13,3%), registrando o valor de R$13.422 em 2014. A razão desse indicador em relação ao nacional (R$ 28.500) aumentou 2,4 p.p., subindo de 43,7% para 47,1%. Apesar disso, observa-se que a Paraíba ainda encontra-se abaixo do nível de 50% do valor médio nacional.

Sob a ótica da renda, no ano de 2014, o valor total correspondente à renda gerada (PIB) foi de R$ 52,936 bilhões; desse total, o componente Remuneração dos Empregados (R$ 27,296 bi) recuou 0,6 pontos percentuais na participação, ficando em 51,6% desse valor, sendo a maior parte (41,1%) referente aos Salários (R$ 21,755 bi) e o restante 10,5% relativo às Contribuições Sociais.

Por outro lado, explicou o gerente do Ideme, os componentes Rendimento Misto mais o Excedente Operacional Bruto (totalizaram R$ 19,329 bi), que correspondem aos rendimentos dos empregadores e autônomos e as remunerações do capital aumentaram em 0,9 p.p. a sua participação, passando a representar 36,5% da renda gerada. Por fim, os Impostos totais somaram um montante de R$ 6,311 bi, ou seja, o correspondente a 11,9% da renda gerada, nesse ano.

A elaboração do PIB da Paraíba é de responsabilidade da equipe de Contas Regionais do Ideme em parceria com o IBGE. Desde o ano passado, a base de cálculo do estudo foi atualizado em todo o país,  a partir dos parâmetros do Sistema de Contas Nacionais do Brasil (SCN 2010), que adotam a mais recente revisão do Manual de Contas Nacionais organizado pela ONU, FMI, OCDE e Banco Mundial. Para mais informações acesse: www.ideme.pb.gov.br

 

 

 

Resultado final da seleção para professores bolsistas do Pronatec será divulgado dia 16 de novembro

publicado: 08/11/2016 09h29, última modificação: 09/10/2018 12h56
Em virtude do grande número de inscrições e com a análise minuciosa dos currículos enviados, a coordenação geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)...

Em virtude do grande número de inscrições e com a análise minuciosa dos currículos enviados, a coordenação geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Paraíba adiou a divulgação do resultado final para professores bolsistas para o dia 16 de novembro, no site da Educação, no portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br/educacao).

De acordo com o novo cronograma, no dia 11 de novembro será divulgado o resultado preliminar da avaliação curricular. No dia 12 de novembro poderão ser interpostos recursos. No dia 16 serão divulgados o resultado da interposição de recursos e o resultado final da seleção.

Foram ofertadas 109 vagas para professores bolsistas no Pronatec na Paraíba. Os professores selecionados vão atuar nos seguintes cursos: Assistente de Recursos Humanos, Espanhol Intermediário, Inglês Básico e Intermediário, Guia Intérprete, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Camareira em Meios de Hospedagem, Garçom, Cumim (assistente de garçom), Mensageiro em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Recepcionista de Eventos e Recepcionista em Serviços de Saúde.

Os professores serão remunerados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação, já que o programa funciona em parceria com os Estados. A carga horária semanal para o bolsista servidor público federal, estadual ou municipal fica limitada a um máximo de 16 horas semanais, sendo o valor da bolsa de R$ 50, por hora/aula.

 

Fonte:http://paraiba.pb.gov.br/resultado-final-da-selecao-para-professores-bolsistas-do-pronatec-sera-divulgado-dia-16-de-novembro/

Na Espep: Governo disponibiliza vagas em 21 cursos gratuitos para servidores públicos

publicado: 18/10/2016 08h17, última modificação: 09/10/2018 12h56
Em João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande, os servidores públicos estaduais podem cursar alguns dos 21 diferentes cursos oferecidos...

Em João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande, os servidores públicos estaduais podem cursar alguns dos 21 diferentes cursos oferecidos, neste mês de outubro, pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Alguns aperfeiçoamentos começam a partir do dia 15 e os interessados ainda podem fazer as inscrições online.

Na sede da Espep, em João Pessoa, os cursos oferecidos a partir do dia 17 de outubro são: Introdução às ferramentas da qualidade – 5S, melhoria contínua; Redação oficial; Informática básica – Windows/Word; Educação patrimonial; Boas práticas no serviço de alimentação; Políticas de enfrentamento às drogas; Ética, cidadania e direitos humanos; Aspectos gerais sobre licitação; Power Point – ferramenta para o desenvolvimento do docente; Combate ao bullying no serviço público; Gestão de recursos humanos.

No Centro de Treinamento da Espep em Alagoa Grande, os cursos serão realizados nos sábados de 22 e 29 de outubro. Os quatro aperfeiçoamentos ofertados são: Oratória – expressão verbal e corporal; Combate ao bullying no serviço público; Motivação no serviço público; Gestão e conservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico.

O download e o envio da ficha de inscrição podem ser feitos no próprio site da Espep: http://espep.pb.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 3214-1984 (João Pessoa); (83) 3342-2547 (Campina Grande); e (83) 3273-2995 (Alagoa Grande).

 

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/na-espep-governo-disponibiliza-vagas-em-21-cursos-gratuitos-para-servidores-publicos/

Nas Trilhas dos Potiguaras ganha destaque na imprensa nacional

publicado: 11/10/2016 08h13, última modificação: 09/10/2018 12h56
O projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, criado pelo Governo do Estado para desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte paraibano, vem obtendo repercussão na imprensa nacional...

O projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, criado pelo Governo do Estado para desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte paraibano, vem obtendo repercussão na imprensa nacional. O programa Domingo Espetacular, da Rede Record, exibiu nesse domingo (9) a segunda reportagem sobre o projeto, enfocando, entre outros assuntos, uma aula de Tupi na Aldeia Indígena de Baía da Traição, os surfistas de Barra de Camaratuba e uma corrida de canoa em Marcação .

Nas Trilhas dos Potiguaras foi criado há pouco mais de seis meses com o objetivo de desenvolver, de forma sustentável, a economia e o turismo em 31 comunidades do Litoral Norte. Para isso, toda a infraestrutura foi montada pelo Governo do Estado, como a construção de vias de acesso de Forte Velho e Barra de Camaratuba pela BR-101. Ao todo, com Baía da Traição e Lucena, são quatro vias de acesso.

Para o secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, o caráter inovador do projeto é um dos motivos que têm atraído o interesse da imprensa nacional. “É um projeto com uma base comunitária muito forte, com respeito ao meio ambiente, às tradições desse local importantíssimo para a história do Brasil, com respeito às pessoas dessas comunidades”, disse.

Ivan Burity destacou ainda que outras ações têm sido adotadas pelo Governo do Estado para a solidez do projeto Nas Trilhas dos Potiguaras. “O governador Ricardo Coutinho desenvolveu toda a base para o sucesso desse empreendimento. Em parcerias com órgãos, a exemplo do Sebrae, qualificou a mão-de-obra local, com cursos de Excelência no Atendimento, Venda de Artesanato na Web, entre outros”, disse. “Não tenho dúvidas de que o turista que chega ao Litoral Norte do Estado vai encontrar, além das belezas naturais, da história, um atendimento que o convida a voltar”, prosseguiu.

Atrações – Uma das grandes atrações do Litoral Norte paraibano é a sustentabilidade. Dos 66 quilômetros, que vão do Município de Lucena até a Barra do Rio Guandu, na fronteira com o Rio Grande do Norte, 32 quilômetros estão dentro de áreas de proteção ambiental (APAs). “De forma inequívoca, o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras mostra que é possível conciliar desenvolvimento com respeito à natureza”, pontuou Ivan Burity.

As diferentes unidades de conservação resguardam verdadeiros patrimônios da natureza, que em outras partes do país já sofreram um irreversível processo de devastação. As áreas de proteção ambiental do Litoral Norte do Estado são remanescências da Mata Atlântica e ecossistemas que ajudam a preservar a natureza do lugar.

 https://zeoserver.pb.gov.br/portalideme/ideme/noticias/++add++collective.nitf.content

Orquestra e Coro Infantil da Paraíba apresentam concerto comemorativo ao Dia das Crianças no Espaço Cultural

publicado: 11/10/2016 08h10, última modificação: 09/10/2018 12h56
emas de filmes como Harry Potter, A Bela e a Fera, Pocahontas e músicas de Toquinho, Milton Nascimento e Coldplay fazem parte do repertório que será apresentado pelo Coro Infantil da Paraíba e pela Orquestra Infantil da Paraíba...

Temas de filmes como Harry Potter, A Bela e a Fera, Pocahontas e músicas de Toquinho, Milton Nascimento e Coldplay fazem parte do repertório que será apresentado pelo Coro Infantil da Paraíba e pela Orquestra Infantil da Paraíba, nesta quarta-feira (12), dentro das atividades do Espaço da Criança, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os concertos vão abrir a programação especial comemorativa ao Dia das Crianças no Espaço Cultural, em João Pessoa, que está na 5ª edição e tem entrada gratuita.

“No Mundo do Circo” é o tema do Espaço da Criança, que vai acontecer das 14h às 17h, nas dependências do Espaço Cultural, com atividades desenvolvidas em áreas determinadas como picadeiros. A programação musical será no Picadeiro Vermelho, que é a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, e tem início às 14, quando vão se apresentar 100 crianças da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Em seguida, às 15h, terá concerto do Coro Infantil da Paraíba, e às 16h, da Orquestra Infantil da Paraíba.

Pela EEMAN, vão se apresentar grupos de Percussão, sob orientação da professora Wênia Xavier; grupo de Violino com flauta transversal e canto, dos professores Wilame Correia, Caroline Galvão e Fátima Teixeira; grupo de Iniciação Musical, das professoras Ana Emília, Ana Maria e Samara Rodrigues e ainda a Musicalização Infantil (Violino – crianças de 4 e 5 anos), sob orientação do professor Felipe Amorim.

Em seguida, com regência e arranjos do maestro João Gurgel, o Coro Infantil da Paraíba sobe ao palco para mostrar um repertório que começa com a música Maria, Maria (Milton Nascimento), e segue com Suíte Luiz Gonzaga, Paradise (Coldplay), Aquarela (Toquinho), Cantigas de Roda (cancioneiro popular) e Happy (Pharrell Willians).

Às 16h, será a vez do concerto da Orquestra Infantil da Paraíba, que tem o maestro Marcelo Vasconcelos como regente. Os pequenos músicos vão executar Prelúdio Bachianas n. 4, de Heitor Villa-Lobos (arranjos de Norma Romano); Valsa Triste, de Jean Sibelius; os temas do filme Pocahontas: If I never Knew You e The Virginia Company, composições de Stephen Schwartz, com arranjos de Norma Romano; e ainda A Bela e a Fera, de Alan Menken (adaptação de Norma Romano), e Harry Potter Theme, de John Williams (arranjos de Tom Drummond).

Coro Infantil da Paraíba– É um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal, com o auxílio do professor Daniel Mariano. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

O maestro João Alberto Gurgel, com formação superior em Licenciatura em Música pela UFPB e qualificado em regência coral e ensino musical, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado, do Coral LADIES (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) e já esteve à frente do Coral da Cultura Inglesa, Corais das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Orquestra Infantil da Paraíba – Foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e coordenada e regida pela professora Norma Romano. A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar instrumentistas mirins.

A Orquestra Infantil tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. A OIEP tem se apresentado pelo Brasil e também no exterior, a exemplo dos concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997), nos Estados Unidos (1996 e 1998), e novamente em Buenos Aires (2007), no VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis.

Em outubro de 2014, a então regente Norma Romano afastou-se por motivos de saúde, assumindo a regência da Orquestra o professor Marcelo Vasconcelos. Dona Norma, como era conhecida, continuou fazendo arranjos e acompanhando as audições e concertos da Orquestrinha, mesmo de longe. Ela faleceu no dia 2 de setembro de 2015.

O maestro Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos integrando o Projeto Espiral da Funesc. Três anos depois passou a receber orientações do professor Leopoldo Nogueira. Integrou, como spalla, a Orquestra Infantil da Paraíba. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Hoje, segue tendo orientações do professor Leopoldo Nogueira e ocupa o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e o cargo de maestro da Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB).

Paraíba é campeã brasileira da segunda divisão de basquete em cadeira de rodas.

publicado: 11/10/2016 08h01, última modificação: 09/10/2018 12h56
A Associação Atlética da Pessoa com Deficiênia da Paraíba (AAPD-PB) conquistou, neste domingo (9)...

A Associação Atlética da Pessoa com Deficiênia da Paraíba (AAPD-PB) conquistou, neste domingo (9), o título de campeã brasileira da segunda divisão de basquete em cadeira de rodas, ao derrotar a Andef, do Rio de Janeiro, pelo placar de 51 a 49, em Niterói-RJ. A equipe paraibana, que contou com o apoio do Governo do Estado, entrou em quadra seis vezes, ao longo da competição, e nao obteve nenhuma derrota.

Para Romero Silva,  integrante da equipe, o mais importante já tinha vindo quando os atletas chegaram às semifinais, pois foi o momento que garantiu o acesso à primeira divisão de 2017. “Agora, com esse título, podemos dizer que a nossa grande alegria veio desde que passamos pelas quartas de final, pois a Paraíba  já tinha conquistado o direito de jogar a primeira divisão. Mas, conquistar o campeonato é algo inexplicável e emocionante, pois soubemos horar o nome do nosso Estado”, comentou.

O secretário Bruno Roberto, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ressaltou a capacidade dos paraibanos no segmento do esporte e para-desporto. “A Paraíba é um verdadeiro celeiro de excelentes atletas e paratletas que não param de nos dar alegria. Esse campeonato, que reuniu inúmeras equipes de diversos estados brasileiros, é motivo de muita comemoração”, frisou.

O gestor ainda destacou o investimento do Governo no segmento para-desportivo. “Recentemente, o Governo do Estado, entregou um ginásio para-desportivo na Funad, o que mostra a preocupação com os nossos paratletas. Podemos ainda destacar programas voltados ao segmento como: Paralimpíadas, Jogos Escolares e Paraeacolares, Paraíba Paralímpica, entre outros”, finalizou.

http://paraiba.pb.gov.br/paraiba-e-campea-brasileira-da-segunda-divisao-de-basquete-em-cadeira-de-rodas/

Ricardo inaugura duas obras na área da educação nas cidades de Frei Martinho e Cuité

publicado: 22/08/2016 08h30, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nessa sexta-feira (19), duas obras na área da educação nos municípios de Frei Martinho e Cuité...

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nessa sexta-feira (19), duas obras na área da educação nos municípios de Frei Martinho e Cuité, com investimentos superiores a R$12,6 milhões. Em Frei Martinho, o governador inaugurou a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas. Já em Cuité, foi entregue a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido.

A reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas recebeu recursos na ordem de R$ 650 mil. A unidade de ensino tem capacidade para atender cerca de 300 estudantes.

Na ocasião, Ricardo lembrou que a obra foi um pedido feito pelos alunos durante uma plenária do Orçamento Democrático Estadual e que outras ações foram feitas na cidade pelo Governo do Estado. “Avançamos muito aqui em Frei Martinho. Hoje entregamos esta escola totalmente reformada e também já entregamos uma obra que foi essencial para o desenvolvimento da região, a estrada de Frei Martinho, que tirou a cidade do isolamento. Lembro que a reforma e ampliação desta escola foi uma demanda fruto do Orçamento Democrático. Atendemos o pedido e agora os alunos têm uma escola bonita, com estrutura adequada, laboratório de robótica e outros. Enfim, aqui os estudantes terão um ambiente propício para adquirir conhecimentos. A educação nas escolas estaduais na Paraíba oferece o melhor para que todos tenham oportunidades iguais”, comentou.

A unidade de ensino passou por serviços de esquadrias (portas e janelas), recuperação da coberta e colocação de forro em PVC, revestimento cerâmico, piso em granilite, pintura de todas as grades e portões, recuperação da fachada e muro frontal, recuperação de toda a cozinha, colocação de caixa de água de fibra de 5 mil litros, pintura e outras ações. A escola é dotada de 9 salas de aula, diretoria, sala dos professores, biblioteca, laboratórios de Informática e Robótica, cozinha, refeitório, hall da área administrativa, bateria de banheiros, circulação, jardim, passarela, entre outras dependências.

De acordo com a diretora, Maria da Guia de Matos, em 45 anos de existência, essa foi a primeira vez que a escola passou por uma grande reforma. “A situação da nossa escola estava muito ruim, durante todos estes 45 anos de existência ela nunca passou por uma boa reforma. Agradeço ao governador por esta obra que foi feita de forma rápida e competente. Hoje estamos com uma escola excelente como o aluno e os funcionários merecem. Estamos todos de parabéns e felizes com a reforma”, disse.

Para a aluna Yana Oliveira, a reforma da escola superou as expectativas de todos. “A nossa escola ficou com um ambiente muito agradável, com uma ótima estrutura. Antes estava em uma situação precária. Os estudantes do município estavam precisando de um local assim”, comemorou.

“Essa reforma já era pedida há muito tempo pelos alunos. Resolvemos levar esta necessidade ao Orçamento Democrático e nosso desejo foi realizado. A escola está do jeito que a gente esperava”, falou a estudante Laiz Azevedo.

Em Cuité – Logo após a solenidade em Frei Martinho, o governador foi para o município de Cuité inaugurar a Escola Cidade Integral Técnica, que tem capacidade para atender cerca de 480 estudantes. Inicialmente, a escola abre 180 vagas, em setembro, para cursos de curta duração. Em 2017, serão abertas oportunidades para cursos como Técnico em Administração e Técnico em Informática. A obra recebeu um investimento de cerca de R$ 12 milhões.

Além de Cuité, três cidades já possuem escolas técnicas em funcionamento no Estado: João Pessoa, Bayeux e Mamanguape e, em breve, serão inauguradas as de São Bento e Cajazeiras. “Assim que possível seis novas escolas técnicas devem ser construídas no Estado nos municípios de Campina Grande, Guarabira, Patos, Itaporanga, Sousa e Serra Branca. Não estamos apenas construindo escolas, mas sim semeando o futuro. Para esta escola virão estudantes de Cuité e também de outras cidades, esta é a grande escola técnica da região. Apesar da crise, vamos continuar avançando”, destacou o governador Ricardo Coutinho.

Ricardo ainda ressaltou que, somente na região do Curimataú, o Governo do Estado construiu 15 escolas, o que representa mais de R$ 24 milhões em investimentos. Além disso, 11 escolas foram reformadas na área, totalizando mais de R$ 4 milhões.

O secretário de Educação, Aléssio Trindade, disse que os cursos são escolhidos de acordo com as necessidades de cada região, seguindo o arranjo produtivo de cada localidade. “Cada escola técnica tem sua particularidade nos cursos. A escolha é feita respeitando a região onde está inserida a escola. Hoje é um momento de muita alegria, porque entregamos esta escola cidadã integral e ainda técnica. Aqui oferecemos um projeto pedagógico diferenciado, estimulando o protagonismo dos alunos e incentivando o seu crescimento pessoal e profissional”, observou.

A Escola Técnica de Cuité possui 12 salas de aula, auditório com capacidade para 201 pessoas, laboratórios de línguas, informática, física, química, biologia e matemática, laboratório de informática com programas específicos de cada curso, biblioteca, sala multimídia para professores, refeitório, cantina, cozinha industrial completa, sala para o grêmio estudantil, oficina de manutenção, anfiteatro, ginásio poliesportivo completo, centro de vivências, anfiteatro, quadra poliesportiva e outras dependências.

“Sempre que o governador vem nesta região traz alegria para o povo. Só hoje foram duas escolas inauguradas com estruturas grandiosas que vão contribuir para o ensino dos jovens de Cuité, Frei Martinho e redondezas”, enfatizou o deputado estadual Buba Germano.

O estudante Victor da Rocha agradeceu pelos investimentos do Governo do Estado na região. “Esta escola técnica será de grande importância para nossa educação. Quero agradecer em nome dos estudantes de Cuité pelos benefícios realizados pelo governador para esta região. Sossego, Baraúna e outras cidades também ganharam obras na área da educação. Isso vai garantir um futuro cheio de oportunidades para os jovens”, falou.

http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-inaugura-duas-obras-na-area-da-educacao-nas-cidades-de-frei-martinho-e-cuite/

 

Comparação com junho: Ideme aponta redução no custo de vida de João Pessoa

publicado: 12/08/2016 08h15, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa subiu em média 0,45% no mês de julho em relação a junho...

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa subiu em média 0,45% no mês de julho em relação a junho, ficando os acumulados no ano em 8,96% e 15,18% nos últimos doze meses. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), o resultado mensal foi bem inferior ao apresentado em junho, quando se registrou uma alta de 1,09%.

Apesar dessa desaceleração, dos sete grupos que compõem o estudo, mais conhecido como custo de vida, cinco apresentaram desempenhos positivos no mês de julho/16: Alimentação (0,55%), Saúde e Cuidados Pessoais (4,62%), Habitação (0,89%), Serviços Pessoais (0,70%) e Transporte e Comunicação (0,18%). Enquanto dois grupos apresentaram queda nos preços médios dos produtos e serviços, foram eles: Vestuário (1,26%) e o grupo Artigos de Residência (1,15%).

Vilão –No grupo Alimentação, o acréscimo foi influenciado, principalmente, pelo aumento de preços corrido nos cereais (6,19%), com destaque para as altas registradas no feijão mulatinho (14,53%) e feijão macáçar (6,93%). Além desses, também registram aumento de preços na capital paraibana produtos como: leite e derivados (5,32%) e farinhas, féculas e massas (4,74%), entre outros.

No grupo Saúde e Cuidados Pessoais, o desempenho positivo foi registrado, sobretudo, devido ao aumento de preços médios de itens como: óculos e lentes (11,73%), serviços médicos (9,84%), produtos farmacêuticos (4,19%) e higiene e cuidados pessoais (3,39%). No grupo Habitação a elevação foi impulsionada pela alta de preços nos itens: aluguel, condomínio e impostos (0,97%) e artigos de limpeza (0,73%).

Já o grupo Serviços Pessoais, que registrou aumento em julho de 0,70%, sofreu influência de acréscimos de preços médios nos itens: leitura (1,30%), recreação e serviços pessoais (0,21%). Enquanto o grupo Transporte e Comunicaçãoregistrou alta devido ao reajuste de preços nos transporte público (2,87%) e, em especial, no aéreoque registrou um aumento de 50,21% no preço médio de passagens.Para conferir o estudo do Ideme na íntegra acesse: www.ideme.pb.gov.br.

Ricardo visita o Viaduto do Geisel e verifica mudanças no trânsito após liberação de trechos

publicado: 25/07/2016 08h12, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho visitou, neste sábado (23), as obras do Viaduto do Geisel, em João Pessoa...

O governador Ricardo Coutinho visitou, neste sábado (23), as obras do Viaduto do Geisel, em João Pessoa, e verificou de perto as modificações ocorridas no trânsito daquela área após a liberação de parte da obra. O Viaduto do Geisel vai solucionar os problemas de congestionamentos na localidade proporcionando mais fluidez ao tráfego e segurança para motoristas e pedestres. A vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano e os deputados estaduais Gervásio Maia Filho, Hervázio Bezerra e Edmilson Soares acompanharam a visita.

Na ocasião, Ricardo enfatizou que o Viaduto do Geisel recebe um investimento de R$ 38,9 milhões e representa a maior obra de mobilidade urbana da Paraíba. “No início da década de 80, João Pessoa começou a descobrir a zona sul e a cidade começou a crescer para este lado, cortada por uma rodovia federal, e durante todos estes anos tivemos a presença de apenas semáforo para organizar o tráfego. Então resolvemos fazer esta obra grandiosa, que vai acabar com os problemas de trânsito por aqui. Hoje abrimos a parte de cima do viaduto para poder trabalhar as alças que ficam do lado do Geisel. O ritmo de trabalho está muito bom e queremos até setembro inaugurar a obra. Para os moradores e para quem passa por esta região este viaduto é a redenção de um problema que parecia interminável. Com abertura dessa primeira etapa já percebi que o trânsito está fluindo tranquilamente”, observou.

O governador ainda lembrou de outras obras de mobilidade urbana feitas pelo Governo do Estado e comentou: “Estamos fazendo a Perimetral Sul, que é uma obra importante de ligação da BR-101 ao Valentina e até a PB-008. O andamento está seguindo. Também temos a duplicação lá em Cruz das Armas, que deve ser concluída em agosto. O Trevo das Mangabeiras, que acabou com os congestionamentos naquela área. Em Campina Grande, tem a pavimentação da Avenida João Suassuna, enfim, estas e outras obras vêm melhorando a vida dos paraibanos”, ressaltou.

O viaduto – Depois de pronta, a obra terá 1,75 km de extensão. São quase 6 km contando com as extensões das alças e os desvios construídos. O viaduto está sendo edificado em concreto armado, com quatro alças e trevo. O projeto foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.

O Viaduto do Geisel está sendo executado pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e está com 65% da obra concluída. “Mais da metade do viaduto já está pronto, como podemos ver é uma intervenção enorme que vem para resolver as dificuldades de circulação de veículos na interseção da BR-230. A obra vai beneficiar os moradores das zonas Sul e Sudeste e também quem vem de outras cidades e passa diariamente por esta região”, comentou a superintendente da Suplan, Simone Guimarães.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está fazendo um trabalho de orientação nesta parte inicial de liberação do trânsito no Viaduto do Geisel. “Os patrulheiros do DRE estão ajudando os motoristas e motociclistas que estão passando pelo local, dando informações sobre as modificações, juntamente com outros órgãos de trânsito. Até o momento, a movimentação está tranquila e só fomos parabenizados pela iniciativa do Governo do Estado em fazer esta obra”, pontuou o diretor de operações do DER, Hélio Cunha Lima.

“Para mim esta é a obra mais esperada deste Governo, porque desde a década de 80 que passo por aqui diariamente. Agora, com o Viaduto do Geisel ficando pronto, os congestionamentos vão acabar. Isso vai facilitar muito pra eu chegar cedo no meu trabalho e em outros compromissos”, comemorou o morador do Geisel, Noilton Ferreira.

Os motoristas que trafegam pelo local devem observar as seguintes mudanças:

DIREÇÃO JOÃO PESSOA/CAMPINA GRANDE – Quem trafegar na BR-230 sentido Campina Grande, quando chegar nas proximidades do posto Pichilau (perto do Ronaldão), vai passar por cima do viaduto (parte nova da BR que será liberada), seguir até a Energisa e pegar a alça à esquerda para retornar à rodovia.

DIREÇÃO CAMPINA GRANDE/JOÃO PESSOA – Quem trafegar na BR-230 no sentido UFPB, nas imediações do Centro de Eventos e Exposições (Parque de Exposição) vai pegar um novo acesso à direita, passar em frente à Central de Polícia até o Carajás, e, nessas imediações, seguir pelo acesso à esquerda, retornando à rodovia.

DIREÇÃO CRISTO-GEISEL – Quem trafegar na direção Cristo Redentor/Ernesto Geisel, ou Ernesto Geisel/Cristo Redentor, os acessos diretos aos bairros estarão interligados pelos trechos que serão liberados, passando debaixo da estrutura principal do viaduto.

Fonte:  http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-visita-o-viaduto-do-geisel-e-verifica-modificacoes-no-transito-apos-liberacao-de-parte-da-obra/

 

Ricardo inspeciona obras de mobilidade urbana e infraestrutura em Campina Grande

publicado: 25/07/2016 08h08, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta sexta-feira (22), em Campina Grande, onde visitou as obras da estrada de Jenipapo...

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta sexta-feira (22), em Campina Grande, onde visitou as obras da estrada de Jenipapo, da Avenida João Suassuna e do Parque de Bodocongó, que vão beneficiar os moradores da Rainha da Borborema com melhorias nas áreas de mobilidade urbana e infraestrutura. A vice-governadora Lígia Feliciano, o secretário de Comunicação Institucional, Luís Tôrres, além de deputados e lideranças políticas da região, acompanharam o governador durante as visitas.

Logo após as visitas, Ricardo falou sobre o andamento das obras e a importância dessas ações para os moradores de Ca
mpina Grande. “Visitamos obras que efetivamente são estruturantes, promovem convivência social e trazem mobilidade urbana para a cidade. A previsão de entrega da estrada de Jenipapo é no começo de setembro, mas quero que seja acelerado e, se possível, inaugurada até o final de agosto. É uma obra esperada há 50 anos por Jenipapo. A Avenida João Suassuna tem uma drenagem muito profunda e estamos cobrando agilidade da empresa para inaugurar até o mês de outubro. Já o Parque de Bodocongó, em toda a primeira etapa investimos cerca de R$ 18 milhões até agora, temos cerca de 170 homens trabalhando e pretendemos inaugurar esta primeira parte em setembro. É muito importante que o Estado mantenha o nível de investimentos alto para gerar emprego, renda e aquecer a economia”, observou.

“Todas estas visitas que fizemos hoje foram em obras muito importantes para os moradores de Campina Grande. A estrada de Jenipapo, por exemplo, era um sonho para o povo que terá mais acesso para ir e vir para todos os lugares. O Açude de Bodocongó está ficando lindo, no parque vai ter vários equipamentos que trarão mais qualidade de vida e de lazer à população. Sem falar na Avenida João Suassuna, que abre espaço para se chegar em áreas que eram isoladas”, enfatizou a vice-governadora Lígia Feliciano.

As obras – No Distrito de Jenipapo, o governador inspecionou as obras de adequação e pavimentação da PB-113. A estrada passa por terraplenagem, drenagem profunda e superficial, correção de defeitos e recapeamento com concreto betuminoso usinado à quente da pista de rolamento, limpeza e sinalização horizontal e vertical. A ação representa um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões com recursos do Tesouro Estadual. Mais de 600 veículos trafegam, diariamente, pelo local.

“Até o final de agosto essa obra de Jenipapo deve estar concluída. É uma estrada bem grande que dá acesso de Campina Grande a este Distrito, também beneficia os moradores de Puxinanã e Lagoa Seca. Era uma demanda antiga da população local”, disse o engenheiro responsável pela obra, João Neto.

Em seguida, o governador vistoriou a obra de pavimentação da Avenida João Suassuna, que vai facilitar o trânsito na área e oferecer mais qualidade para motoristas e pedestres que passam pelo local. A obra tem 740 metros e recebeu R$ 1,8 milhão de investimento. Para finalizar as visitas, o governador foi verificar o andamento das obras de revitalização e urbanização do Açude de Bodocongó. O projeto tem um investimento de cerca de R$ 40 milhões e vai transformar o local em uma opção de lazer para os moradores da região.

A diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, lembrou que o Parque de Bodocongó contará com restaurante, pista de skate, refinaria multicultural, ciclovias, quadras esportivas, estacionamentos, entre outros equipamentos

“O Parque se encontra com 75% da primeira etapa concluída. A previsão de entrega é até o dia 30 de agosto. Essa obra também depende de recursos federais que ainda estamos aguardando, mas o trabalho continua e a primeira parte está quase pronta. Já a pavimentação da Avenida João Suassuna trará mais qualidade de vida para os que moram por aqui. A obra vai do Centro até Bodocongó”, concluiu.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-inspeciona-obras-de-mobilidade-urbana-e-infraestrutura-em-campina-grande/

 

Em Sapé: Ricardo inaugura Escola de Artes e Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar

publicado: 13/07/2016 08h41, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta terça-feira (12), duas obras na cidade de Sapé: a Escola Municipal de Artes (EMA) e, em seguida...

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta terça-feira (12), duas obras na cidade de Sapé: a Escola Municipal de Artes (EMA) e, em seguida, a Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A EMA vai oferecer à população aulas e oficinas sobre os diversos campos da arte, além de realizar sessões de cinema com o Cine Clube Sapeense, encontros com o Clube do leitor e reuniões do Movimento negro de Sapé.

“Esta escola vai ser um espaço de formação educacional e cultural de crianças e jovens da cidade de Sapé. Aqui eles terão a oportunidade de aprender diversas artes”, disse Ricardo Coutinho.

A escola é voltada para alunos da rede pública e jovens em situações de risco social e busca incentivar o interesse pela arte. A EMA oferecerá oficinas de balé clássico, dança contemporânea, teatro, violino e outros. “É importante que os municípios desenvolvam ações como esta que fazem com que a arte e a cultura cheguem ao acesso dos jovens. O Governo do Estado apoia e parabeniza a cidade por esta obra que é a realização de um desejo dos moradores”, comentou o secretário de Cultura, Lau Siqueira.


De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Sapé, Kildari André, a EMA vai promover a valorização da cultura local. “Precisamos dar o devido valor à educação e à cultura. É com muita alegria que trazemos mais uma ação para a população de Sapé. Em parceria com a Cidade Cristã, vamos oferecer diversas atividades ligadas ao campo da arte”, enfatizou.

“Vou estudar violino, percussão e teatro aqui na Escola Municipal de Artes, tudo de forma gratuita. Isso é muito bom porque vai ampliar meus conhecimentos na área da arte”, comemorou o aluno Mateus Sousa.

Central de Beneficiamento – Após participar da inauguração da EMA, o governador entregou a Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária, também em Sapé. O local vai fortalecer a relação produtor/consumidor, possibilitando o avanço do mercado institucional por meio das compras diretas de Associações e Cooperativas dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.


“É fundamental criar condições para facilitar a produção e o escoamento dos produtos da agricultura familiar. Esse espaço faz parte dos avanços nessa área e vai ser uma espécie de central de negócios. Eu acredito na agricultura familiar e ao lado de parceiros vamos fortalecer esta que é uma das áreas mais produtivas da Paraíba. Este empreendimento representa agregar valor, transformar o produto em algo valorizado pela qualidade e organização que é oferecido ao consumidor. Parabéns por este momento, que aqui se torne referência na comercialização dos produtos da agricultura familiar”, disse o governador.

A Central deve criar condições institucionais, mobilizar recursos financeiros, técnicos e políticos para estabelecer diretrizes e condições operacionais para os agricultores. Por meio dela, poderão ser firmadas parcerias e acordos com instituições públicas e privadas.

Segundo a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, essa é uma ação em parceria com vários órgãos do Governo Federal e Estadual que visa trabalhar com o beneficiamento e fortalecimento da agricultura familiar. “A gente investiu cerca de R$ 400 mil aqui na região, em equipamentos e reforma deste prédio que estava abandonado, mas que agora está sendo inaugurado e entregue à comunidade. Vamos trabalhar com 15 assentamentos da reforma agrária e com mais de 400 agricultores diretamente”, frisou.

“É uma satisfação participar da inauguração desse espaço que foi construído através de parceria federal e estadual como uma alternativa de organizar a produção dos agricultores familiares. Hoje esse sonho se torna realidade e é uma grande conquista para estes trabalhadores”, ressaltou o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Antônio Alves.

O agricultor Luiz Damásio disse que a Central vai valorizar e dar suporte ao trabalho dos agricultores da região. “Isso vai melhorar demais a vida dos agricultores familiares de Sapé. Vai facilitar a comercialização, produção e capacitação dos trabalhadores, com isso vamos nos unir e fortalecer a categoria. É um momento muito especial na nossa vida”, comemorou.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/em-sape-ricardo-inaugura-escola-de-artes-e-central-de-beneficiamento-e-comercializacao-da-agricultura-familiar/

Ricardo discute liberação de recursos para obras hídricas no Ministério da Integração

publicado: 08/07/2016 07h43, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho manteve audiência, no final da tarde desta quinta-feira (7), em Brasília...

O governador Ricardo Coutinho manteve audiência, no final da tarde desta quinta-feira (7), em Brasília, com o ministro da Integração, Helder Barbalho, com quem discutiu a liberação de recursos para continuidade das obras hídricas em andamento na Paraíba. Na ocasião, o ministro se comprometeu em retomar as obras do canal Acauã-Araçagi, particularmente a primeira etapa, que vai de Acauã até Gurinhém.

Ao final do encontro, o governador disse que a carteira de investimentos que a Paraíba tem com o Ministério da Integração é muito alta, tanto no que se refere aos investimentos federais como a contrapartida do Estado. “Na prática, estamos cuidando de 1.000 km de adutoras e que, se juntar várias décadas anteriores ao nosso governo, efetivamente não vai encontrar um momento em que a Paraíba tenha produzido tantas adutoras. Mas essa parceria precisa ser azeitada do ponto de vista do aporte de recursos”, observou.

Ricardo disse que o ministro Helder Barbalho se comprometeu a retomar com força o canal Acauã-Araçagi e a questão das adutoras de engate rápido. No caso do canal Acauã-Araçagi, trata-se da primeira etapa, que oferece perspectiva de segurança hídrica para seis cidades de médio porte, bem como para a área de produção de grãos e de frutas.

Já com relação às adutoras de engate rápido, o governador disse que está sendo aguardada uma decisão do Tribunal de Contas da União sobre a autorização de créditos extraordinários para esse tipo de investimento. Ele adiantou que essas adutoras pressupõem solução para Piancó, Monte Horebe e São José de Piranhas.

Ricardo Coutinho disse ainda que também foram tratadas com o ministro Hélder Barbalho as questões referentes a Jericó, cuja adutora já foi aprovada; a Diamante-Boa Ventura; e a liberação de recursos adutora de Itporanga. “Nós estamos na metade da obra, apesar de não termos recebido nenhum recurso ainda”, observou.

O governador adiantou que ainda foi conversado sobre o término do eixo leste da transposição, abordando os problemas a serem enfrentados para que a água passe pelo açude de Poções e de Camalaú. “Estamos afinados para dar as respostas emergenciais que a Paraíba tanto precisa. O Estado, apesar das dificuldades, estamos garantindo a nossa parte de recursos para que toda essa seca que se prolonga há mais de cinco anos possa ter os seus efeitos minimizados”, destacou

Participaram da audiência os secretários da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e o de Representação Institucional, Ricardo Barbosa.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-discute-liberacao-de-recursos-para-obras-hidricas-no-ministerio-da-integracao/

Ricardo assina ordem de serviço para obras do Parque Linear Parahyba

publicado: 05/07/2016 07h58, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (4), a ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Parque Linear Parahyba...

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (4), a ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Parque Linear Parahyba, obra de lazer e mobilidade urbana que vai urbanizar as áreas marginais aos dois canais do bairro do Bessa, em João Pessoa. O empreendimento receberá um investimento de mais de R$ 2,9 milhões e será construído em duas etapas. A primeira etapa vai atender ao trecho Leste dos canais, no Jardim Oceania, em duas localidades. A segunda etapa compreende as imediações do Aeroclube, o trecho do canal nas proximidades da BR-230 e uma área no Bessa, no final da Avenida Campos Sales. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano, além de deputados e auxiliares do Governo.

Na ocasião, o governador plantou mudas de árvores para simbolizar a arborização do Parque Linear Parahyba. Ele lembrou que esse projeto foi criado em 2010 por meio de decreto quando ele ainda era prefeito de João Pessoa. “Fui o prefeito que criou a lei para este parque e seis anos depois, agora como governador, venho dar o pontapé inicial para a concretização deste sonho. Não estamos fazendo apenas uma obra, estamos levando qualidade de vida e saúde aos moradores do Bessa, bairro onde já pavimentamos várias ruas. Este parque é importante, não só pelos equipamentos, mas porque une as pessoas. E este não é único que estamos construindo, vamos entregar, em breve, o Parque Bodocongó, em Campina Grande, que também trará inúmeros benefícios à população”, ressaltou.

Ricardo também enfatizou a importância do engajamento da sociedade na conservação e preservação ambiental daquela área. “Esta obra será feita com qualidade e agilidade. Quero voltar aqui o quanto antes para inaugurar o parque. A última etapa desse projeto compreende a vegetação e gostaria muito que cada morador plantasse uma árvore e cuidasse dela, porque o Parque Parahyba tem que ser adotado pela população. Vocês que devem preservar o parque para tê-lo sempre à disposição”, aconselhou.

O projeto do Parque Linear Parahyba inclui calçadas de contorno em todo seu perímetro, áreas para implantação de playground e academias ao ar livre, bancos, ciclovia, estacionamentos, iluminação, sinalização vertical/horizontal, além de campos e quadras de areia.

Para a diretora-superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, a obra vai mudar o cotidiano dos moradores do Bessa. “O parque possui 150 mil metros quadrados, as obras inclusive já foram iniciadas e devem ser concluídas em menos de um ano. O ambiente vai proporcionar lazer com qualidade e acessibilidade para quem mora nesta região. São quase R$ 3 milhões investidos na transformação deste espaço. Os benefícios serão imensos para o povo”, falou.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, expressou a satisfação por estar envolvido, desde o começo, na implantação do Parque Linear Parahyba. “Assim que abraçamos esta ação, conversamos com os moradores do Bessa, ouvimos as opiniões e sugestões e conseguimos elaborar um projeto em um curto período de tempo. Este projeto traz o que o povo precisa: espaço para caminhadas, ciclovia para quem gosta de pedalar, áreas de convivência e muito mais. Estou feliz por fazer parte desta obra tão significativa para a população”, disse.

“Com a execução desta importante obra, o poder público mostra que está se antecipando na busca da preservação do meio ambiente na área dos canais do Bessa. Estamos promovendo a conectividade social entre o povo e o espaço ambiental que o redeia”, frisou o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

O presidente do Comitê Parque Parahyba, Dema Macedo, comemorou a assinatura da ordem de serviço e agradeceu o compromisso do Governo do Estado com os moradores do Bessa. “Esse é um dia histórico para o povo que vê uma demanda antiga sendo atendida. Estamos felizes com o começo da realização desse projeto e temos a certeza que o parque trará grandes melhorias para a vida dos moradores. Agradeço ao governador e todos que ajudaram para que esta obra saísse do papel”, falou.

A professora Maria Ivonilde não conteve a alegria ao ver que as obras do parque começaram. “Moro aqui há cerca de três anos e me preocupo com a preservação da fauna e da flora nesta área. Inclusive eu e alguns vizinhos já plantamos várias árvores nessa região para manter o verde e os animais silvestres. O parque é um grande passo na preservação ambiental”, comemorou.

“Quando vi o desenho do projeto achei muito bonito. Acredito que o Parque Parahyba vai dar uma nova vida a esta área. Além de trazer opções de lazer para quem mora no Bessa, ele ainda é ecologicamente correto”, observou a dona de casa Rogéria Santos.

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-assina-ordem-de-servico-para-obras-do-parque-linear-parahyba/

Ideme disponibiliza nova publicação sobre o PIB da Paraíba e seus municípios

publicado: 30/06/2016 11h27, última modificação: 09/10/2018 12h56

O Ideme passou a disponibilizar a tradicional análise do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado da Paraíba e de seus municípios elaborada pelo Instituto em formato de livro. Trata-se da “1ª edição do Produto Interno Bruto do Estado da Paraíba e de seus municípios”, que inclui as novas mudanças metodológicas adotadas pelo IBGE, a partir de 2015.

Essa nova publicação se refere aos novos resultados do PIB do estado dos anos de 2010 a 2013, o qual é parte integrante da nova série de Contas Regionais do Brasil, juntamente com as demais Unidades da Federação, sendo apresentados também os resultados do PIB dos municípios paraibanos.

De acordo com o superintendente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, na edição são apresentados os valores do PIB do estado e de seus municípios a preço de mercado, sob a ótica da Produção (ou da Oferta), bem como sua composição, evolução e crescimento anual ao longo da série. 

"O estudo serve como ferramenta para análise e para o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico estadual, como também pode subsidia estudos e análises por parte de pesquisadores, professores, alunos e gestores que tenham interesse no acompanhamento da economia estadual, considerando também a economia dos municípios da Paraíba", destacou Jakson Amâncio.

Formato- Na série revisada (2010-2013) do PIB, a base de referência passa a ser o ano de 2010, em substituição à base anterior (2002), tendo sua metodologia completamente integrada ao Sistema de Contas Nacionais do Brasil que, por sua vez, está em conformidade com o novo Manual System of National Accounts 2008 - SNA 2008. Confira:

http://ideme.pb.gov.br/servicos/publicacoes/produto-interno-bruto-do-estado-da-paraiba-e-de-seus-municipios-2010-2013.pdf/view

Programa habitacional Cidade Madura continua em destaque na imprensa nacional

publicado: 27/06/2016 08h06, última modificação: 09/10/2018 12h56

O programa habitacional Cidade Madura, criado pelo Governo do Estado para atender exclusivamente pessoas idosas, continua atraindo a atenção da imprensa nacional. Em sua série de reportagens sobre como vivem os idosos no Brasil e no mundo, o Jornal Hoje, da TV Globo, destacou que a Paraíba já conta com três condomínios desse tipo e que as casas são cedidas aos idosos até que eles decidam sair do local.

A matéria mostra ainda toda a assistência que é prestada ao idoso residente no Cidade Madura, a exemplo do atendimento médico, bem como a infraestrutura disponibilizada para promover o bem-estar daqueles que já passaram dos 60 anos, oferecendo segurança e, principalmente, independência aos moradores. Tudo atestado e aprovado pelo casal de idosos residente no local, Seu José e Dona Iara, personagens da reportagem.

O primeiro condomínio do programa Cidade Madura foi inaugurado em junho de 2014 em João Pessoa. Desde que foi inaugurado, o condomínio vem atraindo a atenção da imprensa nacional, a exemplo da revista Planeta, do Portal Terra, e ganhou o Prêmio Selo de Mérito 2015, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

O Cidade Madura conta com 40 unidades habitacionais (com área de 54m² cada) totalmente adaptadas às necessidades das pessoas idosas. O residencial possui também guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade. Outros dois condomínios no mesmo modelo já foram entregues em Campina Grande e Cajazeiras.

A reportagem do Jornal Hoje pode ser conferida no endereço eletrônico http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/06/serie-de-reportagens-mostra-como-vivem-os-idosos-no-brasil-e-no-mundo.html

 

Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/programa-habitacional-cidade-madura-continua-em-destaque-na-imprensa-nacional/

Inverno: chuvas ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos na Paraíba

publicado: 21/06/2016 07h53, última modificação: 09/10/2018 12h56
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos...

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos.

De acordo com o meteorologista da Aesa Flaviano Fernandes, o período compreendido entre junho e agosto será de chuvas para o setor leste do Estado. “Durante esse período, a previsão é que o Litoral receba a maior precipitação pluviométrica, com 700 mm, seguido do Brejo, com 500, e Agreste, com 400 mm. Isto é, as chuvas nessa parte do Estado ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos”, afirmou.

Como o período chuvoso do Semiárido – Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão – vai até maio, não há previsão de chuvas significativas para este setor da Paraíba. “Como estamos no inverno, evidentemente que podem ocorrer precipitações nessas regiões. No entanto, de forma muito tímida, já que este não é o período chuvoso da região do Semiárido”, pontuou Flaviano Fernandes.

Previsão do tempo- De acordo com a Aesa, a previsão para a faixa litorânea nesta terça-feira (21) é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados, assim como para a região do Brejo.

Para a região do Agreste, a Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados. Para o Semiárido a previsão é a seguinte: céu claro a parcialmente nublado na região do Cariri-Curimataú; sol entre poucas nuvens no Alto Sertão e Sertão, com máxima de 31º C e mínima de 17º C no Cariri-Curimataú.

Confira a temperatura para as demais regiões do Estado nesta terça-feira:

Litoral – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 18º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 19º C

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

 Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/inverno-chuvas-ficarao-dentro-da-media-climatologica-dos-ultimos-30-anos-na-paraiba/

Inverno: chuvas ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos na Paraíba

publicado: 21/06/2016 07h47, última modificação: 21/06/2016 07h49
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos...

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê que o inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h34, tenha chuvas no setor leste do Estado dentro da média climatológica dos últimos 30 anos.

De acordo com o meteorologista da Aesa Flaviano Fernandes, o período compreendido entre junho e agosto será de chuvas para o setor leste do Estado. “Durante esse período, a previsão é que o Litoral receba a maior precipitação pluviométrica, com 700 mm, seguido do Brejo, com 500, e Agreste, com 400 mm. Isto é, as chuvas nessa parte do Estado ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos”, afirmou.

Como o período chuvoso do Semiárido – Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão – vai até maio, não há previsão de chuvas significativas para este setor da Paraíba. “Como estamos no inverno, evidentemente que podem ocorrer precipitações nessas regiões. No entanto, de forma muito tímida, já que este não é o período chuvoso da região do Semiárido”, pontuou Flaviano Fernandes.

Previsão do tempo- De acordo com a Aesa, a previsão para a faixa litorânea nesta terça-feira (21) é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados, assim como para a região do Brejo.

Para a região do Agreste, a Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados. Para o Semiárido a previsão é a seguinte: céu claro a parcialmente nublado na região do Cariri-Curimataú; sol entre poucas nuvens no Alto Sertão e Sertão, com máxima de 31º C e mínima de 17º C no Cariri-Curimataú.

Confira a temperatura para as demais regiões do Estado nesta terça-feira:

Litoral – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 18º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 19º C

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

 

Governo promove ações de saúde durante evento em homenagem aos 33 anos de Mangabeira

publicado: 20/06/2016 09h51, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Governo do Estado promoveu, neste sábado (18), a Estação de Serviços, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, para homenagear o bairro mais populoso da Capital paraibana. No último dia 16, Mangabeira completou 33 anos de fundação...

O Governo do Estado promoveu, neste sábado (18), a Estação de Serviços, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, para homenagear o bairro mais populoso da Capital paraibana. No último dia 16, Mangabeira completou 33 anos de fundação. Durante todo dia, a população contou com serviços das Secretarias de Estado da Saúde; do Desenvolvimento Humano; da Mulher e Diversidade Humana, além do Detran-PB; Cagepa e Polícia Militar.

A programação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde contou com o apoio dos hospitais de Emergência e Trauma e o Clementino Fraga, com aferição de pressão; teste de glicemia; distribuição de preservativos masculinos e femininos; testes rápidos de HIV; Sífilis e Hepatite. “Em 20 minutos, no máximo, a pessoa recebe os resultados desses exames que são extremamente importantes para que o cidadão perceba como está a sua saúde”, disse a diretora geral do Complexo Clementino Fraga, Adriana Teixeira.

A SES ainda disponibilizou os serviços de vacinação contra hepatite B; tríplice viral e DT (difteria e tétano) e doHemocentro, que disponibilizou uma van para o transporte de doadores.

O vendedor autônomo Genival Ribeiro, morador de Mangabeira, desde 1995, aproveitou todos os serviços. “Achei muito importante esta iniciativa porque muita gente não tem tempo de fazer tudo isso que está sendo oferecido aqui. Muito bom mesmo”, comentou.

Entre os serviços da Saúde, ainda foi instalado um estande do Núcleo de Entomologia e Pesquisa Operacional, da Vigilância Ambiental. Foi onde o aposentado Geraldo da Silva, de 76 anos, viu todo o ciclo do Aedes aegypti, desde o ovo até a fase adulta, que dura cerca de oito dias. “Lá em casa eu tenho o maior cuidado para evitar o mosquito. Não deixo água acumulada e sempre coloco o lixo pra fora em dias da coleta”, reforçou o aposentado.

O entomologista Amílton Venâncio explicou que é necessária a higienização adequada para evitar que o mosquito nasça e se prolifere. “Mesmo aquelas vasilhas que tinham água e foi jogada fora, devem ser lavadas com bucha e sabão para quebrar os ovos”, explicou.

O trabalho da Saúde foi coordenado pelo chefe de gabinete, Gilmore Lins, e o assessor de gabinete, Paulo Ricardo Rodrigues. “A Saúde não poderia estar de fora de um evento como este para homenagear um bairro que é praticamente uma cidade. Trouxemos para cá uma amostra do que o Governo do Estado oferece à população em toda Paraíba, no dia a dia”, observou Paulo.

Fonte:  http://paraiba.pb.gov.br/governo-promove-acoes-de-saude-durante-evento-em-homenagem-aos-33-anos-de-mangabeira/

 

 

Ricardo entrega créditos do Empreender-PB a microempreendedores de Bananeiras e Belém

publicado: 20/06/2016 09h32, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho entregou, nesse sábado (18), créditos a microempreendedores das cidades de Bananeiras e Belém...

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesse sábado (18), créditos a microempreendedores das cidades de Bananeiras e Belém, em cerimônia que marcou a assinatura de contratos durante a 3ª Feira do Empreendedor de Bananeiras, realizada no distrito de Vila Maia. Na ocasião, foram liberados mais de R$ 306 mil para 73 microempreendedores individuais (MEI) de Bananeiras, além de R$ 211 mil para 52 MEIs de Belém, totalizando mais de meio milhão de reais investidos na economia da região.

“O que estamos fazendo aqui era papel dos bancos. Quem tinha que financiar o desenvolvimento local eram os bancos. Mas não podíamos esperar, criamos um programa estadual, que é o Empreender Paraíba, para colocar crédito na mão de quem tem talento e suor”, explicou o governador.

Ele também ressaltou o caráter democrático e republicano do Empreender Paraíba. “O programa busca pessoas que querem correr atrás de seus sonhos através do trabalho, sem que elas fiquem devendo favor a quem quer que seja. Aqui, ninguém precisou falar com o governador, não precisou falar sobre sua filiação ou preferência política, se votou a favor de um candidato ou de outro. O que queremos saber é se o produto é de qualidade, se a venda daquele produto vai melhorar a vida daquelas famílias. É para isso que nós, governantes, existimos”, completou Ricardo.

No palco, três microempreendedores assinaram o contrato referente ao benefício. Um deles é João Guilherme Rolim, que solicitou crédito ao Empreender Paraíba para investir em sua panificadora artesanal, localizada em Bananeiras. “Estou precisando de equipamentos profissionais para expandir meu negócio, além de capital de giro para poder realizar a contratação de mais funcionários. O crédito vem em boa hora”, comemorou o microempresário.

Em um dos estandes da 3ª Feira do Empreendedor de Bananeiras, amicroempresária Marise dos Anjos apresentava seu artesanato, trabalho que realiza há mais de 20 anos. Em 1995, ganhou uma máquina de costura usada e, a partir daí, começou a produzir peças com o objetivo de complementar a renda da casa. Atualmente, ela é o esteio da família. “Quero fazer uma linha de crédito no Empreender para comprar uma máquina de costura industrial e expandir meus negócios”, declarou.

http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-entrega-creditos-do-empreender-pb-a-microempreendedores-de-bananeiras-e-belem/

 

Ricardo discute liberação de recursos durante audiências em Brasília

publicado: 17/06/2016 10h14, última modificação: 09/10/2018 12h56
O governador Ricardo Coutinho cumpriu agenda administrativa durante esta quarta-feira (8) em Brasília. Além de audiências com representantes do Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimentos, sobre a possibilidade de financiamento para ações na área de segurança hídrica, ele também esteve com o ministro da Saúde...

O governador Ricardo Coutinho cumpriu agenda administrativa durante esta quarta-feira (8) em Brasília. Além de audiências com representantes do Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimentos, sobre a possibilidade de financiamento para ações na área de segurança hídrica, ele também esteve com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com quem conversou sobre liberação de recursos para o Hospital de Oncologia de Patos, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros, tratando sobre a atualização do sistema de tributação Supersimples.

Pela manhã, Ricardo esteve com o diretor do Banco Mundial, Martin Carl Heinrich Raiser, o especialista setorial Thadeu Abicalil e a especialista em recursos hídricos Paula Freitas. À tarde, o governador conversou com o vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos, Román Escolano, o chefe da divisão para operações na América Latina e Caribe, Philippe Szymczak, e o responsável pelas operações na América Latina, Alexandre Staff Varela.

Em ambas, o tema de discussão é a possibilidade de estabelecer parcerias para concretizar financiamentos e, assim, realizar ações importantes, especialmente no interior da Paraíba. Com o Banco Mundial, há a perspectiva de empréstimo dentro do Programa Paraíba Rural Sustentável, revertido para o projeto Cooperar, no estado. “A perspectiva é unir US$ 50 milhões do Banco Mundial mais US$ 30 milhões de recursos estaduais para aplicar em arranjos produtivos e na segurança hídrica”, informou o governador Ricardo Coutinho.

Em uma parceria entre o Governo da Paraíba, o Banco Mundial e o Banco Europeu de Investimentos, há ainda a possibilidade de financiar ações exclusivamente na área de recursos hídricos, com destaque para o sistema adutor da Borborema. “Queremos pegar a água do Rio São Francisco, em Monteiro, reforçar todas as adutoras existentes e levar até o município de Picuí, um projeto ambicioso”, explicou o governador, pontuando que o orçamento chegaria a R$ 600 milhões, um investimento, em sua opinião, necessário para assegurar a segurança hídrica da região.

Ao todo, os recursos poderiam chegar a uma soma que ultrapassaria R$ 1 bilhão, proporcionando construção e manutenção de barragens e ações no saneamento básico das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande. Contudo, Ricardo faz uma advertência: “É preciso que o Governo Federal sinalize positivamente e libere essas negociações, pois não podemos ter a economia estagnada. Não é possível termos um setor privado que não investe e também não termos a possibilidade dos estados investirem por meio desses empréstimos”.

Ele ressaltou ainda que a situação financeira dos estados, não somente da Paraíba, é preocupante. “O Fundo de Participação dos Estados, liberado no dia 10 de junho, sofreu uma redução de 15,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, e uma redução de 52% em relação ao mês de maio, algo impraticável. Ninguém vai conseguir governar e pagar as contas com essa contínua queda de receita que os estados estão sendo obrigados a ter”, analisou Ricardo. Relacionado ao tema, houve também uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, com quem discutiu os detalhes relacionados à redução do chamado Supersimples.

O Supersimples, que é o sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas, está passando por uma atualização, com projeto já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e que aguarda votação no Plenário da Casa. O PLC 125/2015 aumenta os limites de receita bruta anual para que as empresas se enquadrem no programa.

Para Ricardo Coutinho, é preciso analisar com bastante cautela os impactos dessa atualização. “Eu peguei as informações agora, preciso estudar bastante antes de publicizar uma opinião a respeito do assunto”, esclareceu. O governador reconhece que há uma melhoria significativa em relação ao projeto original, que classificou como “impraticável”, mas que espera que a receita dos estados não seja mais impactada do que já é.

“Não temos mais capacidade de perder receita, é preciso considerar isso como algo real e concreto. Os estados que atrasam a folha prejudicam os comércios locais. Nossa luta é manter os salários em dia, perdendo receita mês a mês. É preciso fazer com que os estados possam respirar um pouco, ao mesmo tempo, permitindo que os estados possam investir através desses recursos advindos de financiamentos”, arrematou.

Hospital de Oncologia de Patos – Por fim, Ricardo também se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar exclusivamente da questão do Hospital de Oncologia em Patos, que irá atender a todo o Sertão e a pacientes de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará nos tratamentos de câncer. Para o governador, é preciso criar opções que desobstruam os já superlotados Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, e o Hospital da FAP, em Campina Grande, mas que é preciso de suporte do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo custeio dos tratamentos de doenças de alta complexidade.

“O estado não tem como custear o funcionamento do hospital sozinho, estamos dentro do SUS e ele precisa dar respostas. A Paraíba é, proporcionalmente, o estado com maior rede hospitalar e a menor distribuição per capita de recursos do SUS no país. É um contrassenso, uma conta que não fecha”, explicou Ricardo Coutinho. Dentro de uma semana, o ministro da Saúde se comprometeu em dar uma resposta a respeito da solicitação. “O prédio está concluído e o estado se compromete a comprar os equipamentos. Precisamos da resposta do ministério para poder, efetivamente, abrir esse equipamento tão importante para nosso estado e para nossos estados vizinhos”, concluiu.

 

fonte: http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-discute-liberacao-de-recursos-durante-audiencias-em-brasilia/