Ideme disponibiliza nova publicação sobre o PIB da Paraíba e seus municípios

publicado: 30/06/2016 11h27, última modificação: 09/10/2018 12h56

O Ideme passou a disponibilizar a tradicional análise do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado da Paraíba e de seus municípios elaborada pelo Instituto em formato de livro. Trata-se da “1ª edição do Produto Interno Bruto do Estado da Paraíba e de seus municípios”, que inclui as novas mudanças metodológicas adotadas pelo IBGE, a partir de 2015.

Essa nova publicação se refere aos novos resultados do PIB do estado dos anos de 2010 a 2013, o qual é parte integrante da nova série de Contas Regionais do Brasil, juntamente com as demais Unidades da Federação, sendo apresentados também os resultados do PIB dos municípios paraibanos.

De acordo com o superintendente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, na edição são apresentados os valores do PIB do estado e de seus municípios a preço de mercado, sob a ótica da Produção (ou da Oferta), bem como sua composição, evolução e crescimento anual ao longo da série.

"O estudo serve como ferramenta para análise e para o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico estadual, como também pode subsidia estudos e análises por parte de pesquisadores, professores, alunos e gestores que tenham interesse no acompanhamento da economia estadual, considerando também a economia dos municípios da Paraíba", destacou Jakson Amâncio.

Formato- Na série revisada (2010-2013) do PIB, a base de referência passa a ser o ano de 2010, em substituição à base anterior (2002), tendo sua metodologia completamente integrada ao Sistema de Contas Nacionais do Brasil que, por sua vez, está em conformidade com o novo Manual System of National Accounts 2008 - SNA 2008. Confira: