Ideme adota sistema de estudos populacionais e estimativas do IBGE

publicado: 07/01/2016 09h57, última modificação: 09/10/2018 12h56
PIB

Todos os estados brasileiros estão se preparando para unificar a base de cálculo de projeções populacionais estaduais e estimativas municipais, a partir da metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Paraíba, esse trabalho é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), que está se preparando para a implantação de um novo sistema de avaliação.

A unificação da elaboração da base de dados faz parte de um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ideme e o IBGE, que inclui a implantação do Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais (Sispep). A nova ferramenta permite o cálculo de todas as variáveis envolvidas no processo, como mortalidade, fecundidade e migração por faixa etária e sexo.

De acordo com o superintente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, as projeções populacionais estaduais e as estimativas municipais sempre foram realizadas pelo IBGE, sem a participação dos estados. “Com essa parceria, o IBGE passa a coordenar e orientar os trabalhos que serão executados pelos órgãos estaduais, de forma uniformizada, evitando assim distorções de dados ocasionadas pelo uso de metodologias diferentes”, explicou Jakson Amâncio, reforçando que, na Paraíba, o órgão responsável é o Ideme.

Implantação – O trabalho de implementação do Sispep está sendo realizado pelo IBGE e órgãos de planejamento e pesquisa por etapas. Neste mês de novembro, duas técnicas do Ideme – Simone Ana Olímpio e Rosimélia Araújo – participaram da 2ª etapa do Nivelamento do Conhecimento Demográfico, representando o Estado. O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG), no período de 7 a 11 deste mês, reunindo mais de 30 participantes de todo o país.

“A expectativa é de que todos os estados estejam plenamente capacitados até o final de 2018”, destacou Simone Olímpio, lembrando que toda mudança de metodologia de pesquisa demanda discussões e avaliações até sua consolidação final. A próxima etapa do processo de implantação vai acontecer no mês de abril de 2017.

Na Paraíba, a equipe responsável pela implantação do Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais (Sispep) é formada pelo superintente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio; pelo gerente do Departamento de Administração Municipal, Carlos Gonçalo; além das técnicas Simone Olímpio e Rosimélia Araújo.