Governo discute parceria com Pnud para promoção do desenvolvimento sustentável

publicado: 07/01/2016 09h57, última modificação: 09/10/2018 12h56
Pnud

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ieva Lazareviciute. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre o Estado e o Programa da ONU, com vistas a uma parceria na promoção do desenvolvimento sustentável, em ações relacionadas à agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.

De acordo com a representante do Pnud, Ieva Lazareviciute, esta é uma agenda global à qual o Brasil aderiu em 2015. “Como o governo da Paraíba também está trabalhando em prol desses objetivos de desenvolvimento sustentável, a parceria teria o intuito de procurar agilizar o alcance dos ODS aqui no Estado”, afirma. “Essa agenda foi adotada no âmbito global, mas, para se tornar realidade, é preciso que seja implementada no âmbito local e o Estado é ator importantíssimo nessa integração. Nesse momento preliminar, a gente dialoga com cada estado interessado sobre como seria a possibilidade do nosso apoio, onde seria importante que nós ajudássemos”, complementa. O Pnud já conta com parceria no estado do Piauí e, atualmente, está dialogando também com estados como o Maranhão, Bahia, Goiás, Paraná e São Paulo.

Para o secretário de Planejamento, Waldson Souza, o planejamento do Estado já definido pelo Paraíba 2040 é, ele mesmo, bastante alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, o que coloca a Paraíba em um caminho muito mais avançado que outros estados. “Nós já temos programas importantes que já estão dialogando com os municípios no desenvolvimento dos indicadores sociais da qualidade de vida das pessoas, a exemplo do pacto social que já tem convênio com 220 municípios e já estabelece como contrapartida indicadores sociais que são prioritários”, indicou.

Ainda segundo ele, outros programas também seguem a mesma linha, como o Empreender, que é outra forma de distribuição de emprego e renda; o próprio Orçamento Democrático, como uma forma transparente, democrática e republicana do governo organizar seu orçamento a partir da demanda da população; e outros programas estratégicos de áreas como saúde e educação.

Para o deputado Buba Germano, representante da Assembleia Legislativa da Paraíba na reunião, o grande segredo para o desenvolvimento é a municipalização para que os gestores compreendam a importância da sistematização das informações. “Os objetivos do desenvolvimento sustentável representam o dia a dia e a rotina de uma prefeitura, mas falta sistematizar as informações porque na maioria das vezes não se tem uma equipe técnica, e cabe ao governo e também aos deputados essa parceria, para alimentar os municípios, oferecendo condições de modernização das gestões municipais. Isso, somado a indicadores internacionais, faz com que a média dos estados só cresça”, afirmou.

Participaram da reunião também o secretário de Educação, Aléssio Trindade, a secretária de Saúde, Claúdia Veras, e representantes de instituições como o Sebrae. De acordo com o secretário Waldson Souza, o trabalho iniciado nesta quarta-feira trata-se de um trabalho preliminar, ainda, de avaliação, para análise do que é necessário para viabilização da cooperação com o Pnud. “Nós temos a pretensão justamente de analisar todos os indicadores que nós temos, tecnicamente, e avaliamos o que precisa de avanço, para que possamos construir junto com a ONU os caminhos para viabilizar isso, além da captação de recursos para financiamento de projetos estratégicos que desenvolvam o estado e os municípios”, completou.