Notícias

Governo promove ações de saúde durante evento em homenagem aos 33 anos de Mangabeira

publicado: 20/06/2016 09h51, última modificação: 09/10/2018 12h56
O Governo do Estado promoveu, neste sábado (18), a Estação de Serviços, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, para homenagear o bairro mais populoso da Capital paraibana. No último dia 16, Mangabeira completou 33 anos de fundação...

O Governo do Estado promoveu, neste sábado (18), a Estação de Serviços, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, para homenagear o bairro mais populoso da Capital paraibana. No último dia 16, Mangabeira completou 33 anos de fundação. Durante todo dia, a população contou com serviços das Secretarias de Estado da Saúde; do Desenvolvimento Humano; da Mulher e Diversidade Humana, além do Detran-PB; Cagepa e Polícia Militar.

A programação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde contou com o apoio dos hospitais de Emergência e Trauma e o Clementino Fraga, com aferição de pressão; teste de glicemia; distribuição de preservativos masculinos e femininos; testes rápidos de HIV; Sífilis e Hepatite. “Em 20 minutos, no máximo, a pessoa recebe os resultados desses exames que são extremamente importantes para que o cidadão perceba como está a sua saúde”, disse a diretora geral do Complexo Clementino Fraga, Adriana Teixeira.

A SES ainda disponibilizou os serviços de vacinação contra hepatite B; tríplice viral e DT (difteria e tétano) e doHemocentro, que disponibilizou uma van para o transporte de doadores.

O vendedor autônomo Genival Ribeiro, morador de Mangabeira, desde 1995, aproveitou todos os serviços. “Achei muito importante esta iniciativa porque muita gente não tem tempo de fazer tudo isso que está sendo oferecido aqui. Muito bom mesmo”, comentou.

Entre os serviços da Saúde, ainda foi instalado um estande do Núcleo de Entomologia e Pesquisa Operacional, da Vigilância Ambiental. Foi onde o aposentado Geraldo da Silva, de 76 anos, viu todo o ciclo do Aedes aegypti, desde o ovo até a fase adulta, que dura cerca de oito dias. “Lá em casa eu tenho o maior cuidado para evitar o mosquito. Não deixo água acumulada e sempre coloco o lixo pra fora em dias da coleta”, reforçou o aposentado.

O entomologista Amílton Venâncio explicou que é necessária a higienização adequada para evitar que o mosquito nasça e se prolifere. “Mesmo aquelas vasilhas que tinham água e foi jogada fora, devem ser lavadas com bucha e sabão para quebrar os ovos”, explicou.

O trabalho da Saúde foi coordenado pelo chefe de gabinete, Gilmore Lins, e o assessor de gabinete, Paulo Ricardo Rodrigues. “A Saúde não poderia estar de fora de um evento como este para homenagear um bairro que é praticamente uma cidade. Trouxemos para cá uma amostra do que o Governo do Estado oferece à população em toda Paraíba, no dia a dia”, observou Paulo.

Fonte:  http://paraiba.pb.gov.br/governo-promove-acoes-de-saude-durante-evento-em-homenagem-aos-33-anos-de-mangabeira/