Notícias

Exposição “Performance: Cia.” abre programação anual da Galeria Archidy Picado

publicado: 06/01/2017 08h43, última modificação: 09/10/2018 12h56
Galeria Archidy Picado abre o calendário de 2017 com a exposição “Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes...

A Galeria Archidy Picado abre o calendário de 2017 com a exposição “Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes. A abertura acontece na quinta-feira (19), às 19h. O período de visitação se estende até 7 de março. A entrada é gratuita.

Criada e executada pelos artistas Conceição Myllena e Flaw Mendes, esta performance versa sobre o processo de (des)construção da escrita. Nela, se dialoga o pensamento lexical como ferramenta de uma poética resultante do encontro de ‘universos’, que se retroalimentam na palavra convertida em imagem.

A dinâmica da ação acontece quando os dois artistas se posicionam um ao lado do outro, sentados em cadeiras que ficam de frente para uma mesa, na qual está uma folha de papel em branco e um lápis-objeto (desenvolvidos por eles, um lápis em forma de ‘Y’, possui dois cabos e uma ponta). Os artistas seguram tal objeto e, silenciosamente, põem-se a escrever simultaneamente. Uma ação que entrelaça sentidos e produz uma escrita sobre o papel.

O fluxo do pensamento em convergência; o resultado de sobreposições, a coautoria nas conduções, intuem a construção de uma narrativa. A ação gera uma imagem na folha de papel, que guarda a grafia dos participantes, e se revela uma espécie de caligramas.

A ‘escrevivência’ em companhia traz à tona outras leituras, que se dão a partir do contato múltiplo, visto que os caligramas formados são fissuras da colisão de individualidades. É o acaso metaforizando na escrita um relacionamento em processo.

Serviço:

“Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes

Abertura: 19/01/2017

Hora: 19h

Período de visitação: 19/01 a 07/03/2017

Local: Galeria de Arte Archidy Picado